SÉRIE B : Maratona de 11 jogos em 38 dias
Dos seis jogos que o Brasil fará em casa (ou como mandante) nas 11 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, um apenas será disputado no sábado à tarde, que é o horário nobre da competição. Será a partida da sétima rodada diante do Tupi – dia 11 de junho, às 16h.
O Brasil vai jogar no Bento Freitas em três terças-feiras (duas vezes às 19h15 e uma às 21h30); e outras duas partidas às sextas (às 20h30 e 21h30).
Todas as 11 partidas serão transmitidas por Pay-per-view e quatro (contra Paraná, Atlético/GO, Tupi e Náutico) com transmissão por tevê fechada, o Sportv. Nenhum dos jogos será transmitido por tevê aberta nestas primeiras partidas pela Série B.
Será uma maratona de jogos. Em 38 dias, o Brasil irá realizar 11 partidas. Além das seis que jogará como mandante, terá que ir duas vezes a Goiânia; e uma a Criciúma, Fortaleza e São Luís do Maranhão, o que significa andar mais de 15 mil quilômetros.
O Brasil tem a garantia de jogar as quatro primeiras partidas no Bento Freitas, com capacidade de público reduzida no estádio. O regulamento da Série B determina que os estádios tenham capacidade mínima para 10 mil pessoas. Assim, o Xavante terá que concluir a arquibancada sul até o começo de junho para poder continuar jogando em casa. Atualmente, o Baixada comporta 7 mil torcedores aproximadamente.
Jogos de terça-feira
- Brasil x Bragantino – 3ª rodada – dia 24/5 – 19h15 – Bento Freitas
- Brasil x Paysandu – 5ª rodada – dia 31/5 – 19h15 – Bento Freitas
- Criciúma x Brasil – 7ª rodada – dia 7/6 – 19h15 – Heriberto Hülse
- Ceará x Brasil – 9ª rodada – dia 14/6 – 21h30 – Castelão
- Brasil x Náutico – 11ª rodada – dia 21/6 – 21h30 – a definir
Jogos de sexta-feira
- Brasil x Paraná – 1ª rodada – dia 13/5 – 21h30 – Bento Freitas
- Atlético/GO x Brasil – 2ª rodada – dia 20/5 – 19h15 – Serra Dourada
- Goiás x Brasil – 4ª rodada – dia 27/5 – 20h30 – a definir
- Brasil x Luverdense – 6ª rodada – dia 3/6 – 20h30 – Bento Freitas
- Sampaio Correa x Brasil – 10ª rodada – 17/6 – 21h – Castelão
Jogo de sábado
- Brasil x Tupi – 8ª rodada – dia 11/6 – 16h – a definir
Hora de definir grupo xavante
Faltando 15 dias para começar a Série B do Campeonato Brasileiro da Série B, o Brasil deve definir nos próximos dias as contratações e as renovações de contrato visando à composição do grupo para a competição nacional. O vice-presidente de Futebol, Cláudio Montanelli, reconheceu que a diretoria rubro-negra tem encontrado dificuldade para acertar com jogadores em função dos valores das negociações.
O Brasil deve fazer pelo menos quatro contratações. É possível que alguns contratados cheguem ao Bento Freitas, com a competição em andamento. Oito jogadores ficam sem contrato em maio. Pelo menos metade deles deve permanecer no clube (a não ser que não haja acerto financeiro). A lista tem Cirilo, Fernando Cardozo, Ricardo Bierhals, Evaldo, Márcio Hahn, Moisés, Nathan e Marcos Paraná.
Desses oito, Evaldo e Bierhals não jogaram nenhuma partida no Gauchão. Márcio Hahn foi aproveitado, mas sem tanta frequência como em temporadas anteriores. Moises e Fernando Cardozo ficaram entrando e saindo da equipe. Já Cirilo, Paraná e Nathan terminaram o Gauchão em alta. Os dois primeiros como titulares.