SÉRIE C: Brasil é superior, mas leva empate do Botafogo-SP
Por: Henrique König
No sábado (23) pela manhã, no horário das 11h, o Xavante recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto, pela 3ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Em uma partida em que o Brasil dominou as ações, os visitantes comemoraram o ponto somado ao final de jogo. Os aspectos positivos foram o rendimento e a estreia com gol do atacante Junior Pirambu. O negativo foi novamente desperdiçar tantas chances e ver a defesa levar outro gol na bola aérea. 1×1 no placar. Frustração com o resultado.
O Xavante soma só 2 pontos, com dois empates e uma derrota na Série C. Já foram dois jogos no Bento Freitas, sendo este o primeiro com público. Na próxima rodada, o Brasil encara o habitual adversário São José, em Porto Alegre, no estádio Passo d’Areia. O Xavante está há mais de um ano e um mês sem vencer longe da Baixada. A última vitória foi justamente contra o São José, em 19 de março de 2021, pelo Gauchão. Placar de 2×1, com direito a gol do atacante Netto, que depois se revelou mais uma das decepções no Bento Freitas.
Na manhã do último sábado, o Brasil estava a fim de jogo e controlou o primeiro tempo, com mais chegadas, procurando explorar os corredores, principalmente pela direita, com Marcelinho. Na arrancada do jogo, Gabriel Araújo, pela esquerda, arriscou e a bola passou perto do ângulo.
Karl abriu espaço pelo meio e soltou bola para Marcelinho, que disparou cruzado para fora. Vini Peixoto era novidade entre os titulares. Procurou duelos no um contra um, sua especialidade. Foi um jogador participativo. Vini teria as melhores chances na etapa final. Junior Pirambu entrou no intervalo no lugar de França e, como referência, o estreante ajudou o jogo do Brasil.
Logo na primeira chegada, aos 2 minutos, cruzamento feito e Pirambu emendou uma bicicleta, errando o alvo por pouco e arrancando incentivos do torcedor presente. Foi encontrando espaços que Vini Peixoto apareceu na área e cabeceou para fora, uma chance incrível desperdiçada aos 7’.
Jonatha Carlos entrou na vaga de Vini e procurou a parceria com Marllon, mais por dentro do campo do que pelas beiradas. Joanderson e Bruno Paulo foram as últimas cartadas de Jerson Testoni, já pelos 35 minutos. Aos 41’, a estrela brilhou. Junior Pirambu acreditou na jogada, enquadrou rapidamente o corpo para finalizar de fora da área e a bola entrou perfeitamente no ângulo, sem chances ao goleiro.
A Baixada explodia em alegria, pulsava pela vitória, mas o balde de água fria foi imediato. Se o gol do Brasil veio aos 41’, o Botafogo empatou no minuto seguinte. Cruzamento feito da esquerda e Tiago Reis, em desvio caprichado, encobriu o goleiro Vitor Luiz e deu números finais ao jogo: 1×1, placar decidido.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×1 BOTAFOGO-SP
BRASIL: Vitor Luiz; Marcelinho, Gilberto Alemão, Helerson e Gabriel Araújo (Romulo); Karl, Luiz Meneses, Marllon (Bruno Paulo), Vini Peixoto (Jonathan Carlos), França (Junior Pirambu) e Paulo Victor (Joanderson). Técnico: Jerson Testoni.
BOTAFOGO-SP: Deivity, Marlon (Thiaguinho), Diego Guerra, Kevin Saucedo, Gustavo Henrique e Jean Victor; Tarik (Ericson), Filippe Souto, Matheus Carvalho, Bruno Michel (Gustavo Xuxa), Lucas Delgado (Tiago Reis). Técnico: Leandro Zago.
- ÁRBITRO: Felipe Paludo, com Wallace Santos e Rafael de Souza (trio carioca)
- GOLS: Junior Pirambu (BRA) e Tiago Reis (BOT)
- Partida válida pela 3ª rodada da Série C do Brasileiro, no Bento Freitas