SÉRIE C : Disputa na ponta de cima
A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C terá confrontos entre os melhores colocados do Grupo B. Em Londrina, a equipe paranaense enfrenta o Brasil; e em Juiz de Fora, o Tupi recebe a Portuguesa. Haverá também o duelo entre os lanternas da chave: Caxias x Guaratinguetá.
Depois de 13 rodadas, três equipes estão igualadas em pontos na ponta de cima da tabela de classificação. Brasil, Tupi e Londrina estão 24 pontos. A vantagem é do Xavante, que tem 10 gols no saldo, enquanto os mineiros possuem sete e os paranaenses, cinco. Logo atrás aparece a Portuguesa, com 21 pontos.
Os dois jogos citados vão definir a liderança. A vantagem teórica é de Londrina e Tupi, que jogam em casa. Já na 15ª rodada, os dois vão enfrentar os últimos colocados: Guaratinguetá e Caxias, respectivamente. Esses dois times tiram prontos do Brasil nas rodadas anteriores. Já o Xavante vai jogar em casa diante do Tombense nessa 15ª rodada.
Na zona de rebaixamento, a próxima rodada tem o confronto direto que pode ser indicativo para o futuro. No Centenário, em Caxias do Sul, o Caxias enfrenta o Guaratinguetá. Caso a equipe caxiense vença, poderá encostar no Madureira, principalmente se houver ajuda do rival Juventude, que, no sábado, encara a equipe carioca no Alfredo Jaconi.
Opções de velocidade no ataque
O técnico Rogério Zimmermann costuma ter um jogador de velocidade para substituir outro no decorrer das partidas. Com a saída de Alex Amado, ele ficou apenas com Márcio Jonatan para a função de lado do campo. Mas a partir desta semana, ele passa a contar com mais duas opções de velocidade: Soares e Cléverson – jogadores que estão desde sexta-feira no Bento Freitas.
Na partida de domingo – empate por 1 a 1 com o Caxias, em Pelotas – Zimmermann recorreu a Felipe Garcia para substituir Márcio Jonatan no segundo tempo. Não era o que pretendia o treinador, como havia revelado durante a semana. Sua vontade é manter Garcia como opção para a meia – função que ele desempenha desde a chegada ao Brasil e para qual tem disputado a titularidade com Cleiton.
No jogo contra o Londrina, domingo, no Estádio do Café, o desfalque é Xaro, que foi expulso na última partida. A vaga será ocupada por Brock, que já substituiu Xaro na vitória de 3 a 1 diante da Portuguesa – dia 10 de agosto -, inclusive, marcando um golaço. Gustavo Papa volta a ficar à disposição do treinador, depois de ter cumprido suspensão diante do Caxias.
14ª rodada
Grupo B
Sábado, 29/8
16h – Juventude x Madureira
19h – Tupi x Portuguesa
Domingo, 30/8
11h – Londrina x Brasil
16h – Caxias x Guaratinguetá
Segunda-feira, 31/8
20h30 – Guarani x Tombense
15ª rodada
Grupo B
Sábado, 5/9
11h – Madureira x Guarani
Domingo, 6/9
11h – Guaratinguetá x Londrina
16h – Brasil x Tombense
16h – Portuguesa x Juventude
16h – Tupi x Caxias