SÉRIE C : Empate adia a situação do Xavante
Por: Henrique König
O GE Brasil ficou no 0x0 com o 4º colocado Botafogo da Paraíba, no Bento Freitas. Seria uma igualdade mais aceitável, não fosse a circunstância de emergência na tabela de classificação. O Brasil segue em 19º lugar, agora com 11 pontos. A distância para sair do Z4 era de dois pontos, agora são três. O Confiança, com 14, é o alvo na pontuação.
Na Baixada, ninguém colocou na rede. Foi um jogo bastante batalhado pelo meio de campo, em duelos de vantagem defensiva, impedindo os ataques de progredir. O Botafogo de Itamar Schülle até arriscou mais vezes, principalmente elevando o nível no segundo tempo. O Brasil de Thiago Gomes iniciou com Jonatha Carlos na camisa 10, com Marllon só na etapa final. Karl voltou a formar a dupla de volantes com Macaé, eles que atuaram juntos quando o Xavante venceu o Ferroviário. Macaé saiu exausto no fim da partida, após correr muito. Marcelinho levou o terceiro cartão amarelo e desfalca a lateral direita para o desafio de domingo que vem, contra o Altos do Piauí, no Nordeste brasileiro. Lucas Mazetti é opção.
ANÁLISE – as vozes oficiais do Brasil reafirmam o compromisso em vencer, mas viram o empate como natural. “Não estamos nessa situação por conta desse empate, foram outros jogos”, analisou o vice Arthur Lannes. Ele confessou que o Xavante busca apenas mais um zagueiro para completar o déficit no elenco para os últimos seis jogos. “Grande parte desse grupo nos levou à semifinal do Gauchão, e eles que vão nos tirar dessa”, acredita.
O técnico Thiago Gomes destacou o poder do Botafogo-PB, elogiado como boa equipe. O treinador valorizou o equilíbrio defensivo, visto que foi apenas o segundo jogo em que o Brasil não sofreu gols na Série C. Também foi pouco ameaçado em finalizações.
VENCER FORA – o desafio xavante agora é vencer fora de casa, algo que não ocorreu em 2021 e, pelo visto na tabela, precisa ocorrer para escapar.