Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SÉRIE C : Xavante seguiu cartilha para confirmar rebaixamento

16 agosto
08:53 2022

Por: Henrique König

O Grêmio Esportivo Brasil está rebaixado para Série D do Campeonato Brasileiro. Na última das rodadas ainda havia chances, mas foi derrotado pelo EC Vitória em Salvador por 3×1 e acabou na 18ª posição entre os 20 participantes. Os quatro últimos foram rebaixados para quarta divisão. Foram eles: Campinense, Ferroviário-CE, Brasil e Atlético-CE.

O Xavante passou por muitos problemas no turbulento segundo semestre do ano, após uma participação satisfatória no Gauchão, quando atingiu as semifinais, ficando em 4º lugar. Apesar de ser superado pelo Ypiranga de Erechim, foi apontado como o ‘campeão do interior’. Mas na Série C, a situação só piorou. O técnico Jerson Testoni foi perdendo competitividade, alheio a novas ideias táticas e com um grupo reduzido em qualidade. O zagueiro Fernando Fonseca e o lateral Henrique Ávila haviam deixado o clube. O atacante Luizinho foi observado pela Chapecoense e disputa a Série B nacional. O atacante Thiago Santos, que terminou como artilheiro do Brasil na C, com 5 gols, começou o campeonato lesionado. Junior Pirambu, contratado para colocar a bola na rede, também teve problemas físicos e terminou a competição com apenas um gol marcado.

A improdutividade com Testoni fez o Xavante chegar à lanterna do Campeonato Brasileiro. Entre sua saída e a chegada de Thiago Gomes, mais de semana de trabalho foi perdida. O Brasil perdeu para o Mirassol sob o comando do quebra-galhos Cirilo – que depois foi levado por Testoni para o Joinville. Thiago, quase vestido de super-herói em capa, assumiu a imensa bronca sem ter tempo de conhecer elenco e equipe. Perdeu na sua estreia para o Ypiranga, em casa, por 2×0, em partida que torcedores chegaram a entrar no campo ao final do jogo.

Quando conseguiu elaborar suas ideias, até demonstrou reação, acolhido por uma tabela de adversários mais acessíveis na parte final da Série C. Venceu os também rebaixados Ferroviário e Atlético-CE e o quase rebaixado Confiança. Mas perdeu duelos cruciais fora de casa contra o Altos (3×2) e o Floresta (2×1, de virada), somando à emblemática derrota em casa para Aparecidense (2×1), diante de mais de oito mil torcedores na Baixada.

Diante do Vitória, na última rodada, não dependia só de suas forças, mas novamente sucumbiu em erros defensivos, que tantos pontos custaram na Série C. Levou dois gols de cabeça de Marco Antônio na derrota por 3×1.

Brasil passa por rebaixamento consecutivo no Campeonato Brasileiro
Foto: Volmer Perez/GE Brasil

O Brasil seguiu uma cartilha de rebaixamento com a perda de cotas financeiras, sem o dinheiro que recebia da Série B, sem avançar na Copa do Brasil e assim com a dificuldade de colocar as contas em dia ao longo da temporada. Por falta de diálogo e soluções, o grupo de jogadores foi se afastando da direção e o final se tornou irreversível. O Rubro-Negro, pela segunda temporada consecutiva, está rebaixado de divisão nacional.

Terá de enfrentar a difícil missão da Série D, com 64 clubes, em busca de quatro vagas de acesso. Um panorama muito complicado para sequência do Xavante, que ainda precisa pensar nas competições estaduais pela frente.

Comentários ()

Seções