SERVIÇO MAL FEITO : Pista antiga da avenida JK é recuperada novamente
Na sexta-feira , a Prefeitura iniciou os trabalhos de recuperação da pista antiga da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Areal. Na tarde de sexta, trecho entre a rua General Neto e a avenida Bento Gonçalves – na rótula do Big – recebeu 303,7 toneladas de asfalto.
Entre este sábado e segunda outras 200 toneladas, aproximadamente, serão aplicadas entre as ruas General Neto e Barão de Butuí, totalizando 1.690 metros recuperados e mais de 500 toneladas de matéria-prima utilizada. Antes disso, o percurso passará por um processo de fresagem para remoção do asfalto antigo.
A prefeita Paula Mascarenhas fez questão de acompanhar o início da requalificação e garantiu que a avenida JK é muito importante para a estrutura da cidade. “Apesar das dificuldades financeiras, vamos continuar investindo na reforma e qualificação das grandes avenidas de Pelotas.”
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, a via chegou a ser requalificada na época da duplicação da avenida, mas apresentou problemas de descompactação no asfalto.
Por isso, a Prefeitura pediu a correção à empresa MAC Engenharia – vencedora da licitação -, que, após realizar ensaios de compactação do pavimento, reconheceu o problema e está recompondo o segmento.
Investimentos
O Município não precisou desembolsar recursos para a realização da recuperação da pista antiga, já que os trabalhos foram motivados por problemas no capeamento asfáltico aplicado anteriormente.
Ao todo, foram investidos R$ 7,2 milhões nas obras de duplicação da avenida Juscelino Kubitschek, inauguradas em março de 2018. Além da nova pista, o trecho recebeu novo sistema de drenagem, rede de esgoto, nova ciclovia, acessibilidade, paisagismo, mobiliário, sinalização e iluminação pública.
Segurança
Até então, a avenida contava com pista única que ia da rótula da rua Tiradentes até a avenida Bento Gonçalves, o que, para o comerciante Valter da Costa, 68 anos, colocava em risco a segurança de quem circulava na via. “Ficou muito melhor com a duplicação. Mais iluminado e sem tanto perigo de acidente.” Ele mora há 40 anos no bairro e afirma ser essa a maior intervenção já realizada pela Prefeitura.