Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Servidoras da Educação iniciam formação do programa ACT

Servidoras da Educação iniciam formação do programa ACT
20 outubro
08:46 2021

Nova turma de facilitadores do programa do Pacto Pelotas pela Paz é composta por coordenadoras de instituições de ensino infantil do Município e profissionais da Susepe, que darão continuidade ao ACT no sistema prisional

 

Teve início, segunda-feira, uma nova formação de facilitadores do programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, metodologia socioemocional que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura (foto). Desta vez, a instrução é direcionada, principalmente, a servidoras da área da Educação, com objetivo de implementar a iniciativa nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs).

A abertura do primeiro encontro contou com a presença da titular da pasta de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira. Ela ressaltou os resultados positivos que o ACT tem proporcionado, no que tange ao fortalecimento de laços parentais e à prevenção da violência nas comunidades.

“O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros está ampliando a sua atuação e possibilitando a formação de novos facilitadores na Educação, além de estender essa formação para outras secretarias municipais, consolidando a atuação intersetorial de servidores públicos”, defendeu Adriane.

Dezesseis servidoras iniciaram a formação nesta segunda-feira. Elas são coordenadoras de instituições de ensino infantil do Município. De acordo com a coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alicéia Ceciliano, a ideia é que, até o final do próximo ano, o programa chegue em todas as Emeis de Pelotas e em determinadas Emefs.

Ao inserir a metodologia socioemocional nos educandários, as crianças são incentivadas, desde a primeira infância, a fortalecer os vínculos afetivos. Isso previne a violência e faz com que elas cresçam com mais segurança e autonomia, o que irá refletir na forma de se relacionar na vida adulta. “Por meio de trocas de afeto, as crianças criam suas vivências e experiências. É direito de elas crescerem em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou Alicéia.

Também estão recebendo a capacitação duas profissionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que darão continuidade ao ACT no sistema prisional. Na sexta-feira (15), teve início a segunda turma no Presídio Regional de Pelotas (PRP). Serão seis encontros, que se estenderão até a quarta-feira (27), ministrados por Alicéia e pelo psicólogo Pablo Zaffaroni.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções