SESC : Festival de Música chega ao fim com sucesso total
Festival Internacional chega ao final
Encerramento da 4ª edição será hoje às 21h no Parque Dom Antônio Zattera com a Orquestra Acadêmica e Coral do Festival.
Durante 13 dias, Pelotas foi palco de grandes concertos, dentro da 4ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. que se encerra hoje com o Concerto de Encerramento, às 21h, no Parque Dom Antônio Zattera. Subirão ao palco cerca de 180 músicos da Orquestra Acadêmica do Festival e do Coral do Festival. A regência é do maestro e diretor artístico do evento, Evandro Matté, e o programa contará com Dimitri Shostakovich – Festival Overture; Rimsky Korsakov-Capricho Espanhol; Ronaldo Miranda- Celebrare; Bizet- Ópera Carmen em Concerto.
Foram dez espetáculos no Theatro Guarany, 13 apresentações dentro do projeto Festival na Comunidade, duas intervenções em ônibus de linha, oito Recitais de Alunos, nove Música de Câmara e diversos espetáculos ao ar livre. Neste ano, o nível técnico foi elevado e o Festival contou com a participação de alunos de 18 Estados brasileiros, além de integrantes da Colômbia, Argentina, Venezuela, Equador e Uruguai.
A boa notícia foi dada ainda no início do Festival. O diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, destacou que o evento vem ao encontro da missão da entidade, que é propiciar o bem-estar, e garantiu que o Festival não sairá mais de Pelotas e que espera que no próximo ano seja ainda maior. Dalla Vecchia reforçou o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Empresa Embaixador, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos e Ospa. O anúncio foi comemorado pelo público e pelo prefeito Eduardo Leite, que pretende realizar mais melhorias no Centro Histórico para receber a quinta edição do evento, em 2015.
Apresentação surpresa no Calçadão da Sete
Na tarde de ontem, às 17h30 o Calçadão da Sete de Setembro, em frente ao Café Aquárius se transformou em palco para os músicos do IV Festival Internacional Sesc de Música. Cerca de 200 músicos realizaram uma apresentação surpresa e tocaram junto a um coral a 9ª sinfonia de Beethoven.
Muitas pessoas que passavam pelo Calçadão naquele momento pararam para prestigiar a apresentação, e em poucos minutos formou-se uma multidão em torno dos músicos. “Eu adorei, a apresentação foi maravilhosa”, disse a aposentada, Marli Santos. “É a primeira vez que assisto a uma apresentação de música clássica, adorei, deveriam ter mais apresentações como está na cidade”, disse o policial militar, Jardel Dias.
O festival termina hoje e os músicos que aqui estiveram não pouparam elogios, “É a segunda edição que participo, e esse ano foi melhor que o anterior, foi tudo maravilhoso”, disse o violinista paulista, Dennys Alves. E acrescentou “Aprendi muito devido aos excelentes professores que o festival me proporcionou conhecer”, afirmou.