Sessões do ACT nas escolas são retomadas
Emei Nelson Abott de Freitas foi a primeira escola a receber a metodologia socioemocional, que integra o Pacto Pelotas pela Paz, política pública do Município
A sexta-feira (29) foi marcada pela retomada do programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, nas escolas da rede municipal de ensino de Pelotas neste momento da pandemia da Covid-19. A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Nelson Abott de Freitas foi a primeira a receber o trabalho, que tem como base a metodologia socioemocional. A segunda sessão foi nesta quarta-feira (3).
Serão sete encontros, que envolvem oito pais de crianças, conforme explica a coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alicéia Ceciliano. A formação dos facilitadores da área da Educação foi finalizada na quarta-feira (27/10).
“É muito gratificante voltar com o ACT nas escolas, onde o programa iniciou-se em Pelotas. No primeiro encontro, discutimos sobre o comportamento infantil e sobre as fases do desenvolvimento. É essencial que os pais conheçam as fases que seus filhos se encontram”, afirmou Alicéia.
Para a facilitadora e coordenadora da primeira instituição de ensino a receber as sessões, Suzana Vilela Martins, é muito importante estar em contato novamente com as famílias dos alunos, devido ao convívio, troca e diálogo. Ela defende que os problemas na educação afloraram durante o período de isolamento causado pelo coronavírus, causando demasiada inquietação nos pais.
“A retomada do ACT traz esperança de novos dias, por meio das maneiras encontradas para educar crianças e para os pais trabalharem com seus filhos da melhor forma possível e sem uso da violência. Retomar o ACT é retomar a vontade de continuar nessa caminhada, buscando uma educação mais amorosa e saudável para as crianças”, destacou Suzana.
A iniciativa da Prefeitura ainda incentiva a reflexão acerca das práticas de educação com filhos e cria um espaço de fala e escuta para as famílias, no qual é possível trocar experiências. Tudo é aliado a uma metodologia que traz conteúdos com base científica, que visa despertar um olhar mais atento à educação dos pequenos.