Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SETE AO ENTARDECER : Hoje é dia de rock na “Fábrica Cultural”

26 setembro
09:04 2016

Nesta segunda a partir das 18h30min, shows com as bandas “Mato Cerrado” e “Freak Brotherz”. Entrada franca

Por Carlos Cogoy

Dois shows de rock na abertura da segunda temporada 2016 do projeto Sete ao Entardecer da Prefeitura. Às 18h30min, trio “Mato Cerrado”, que reúne Yuri Marimon (guitarra e voz), Wysrah Moraes (baixo e voz), e Felipe Nobre (bateria). Às 20h, show com a banda “Freak Brotherz”, que conta com Solano Ferreira (baixo e vocal), Danilo Ferreira, (vocal), Igo Santos (guitarra), e Clóvis Motta (bateria). As apresentações acontecem na Fábrica Cultural, à rua Félix da Cunha 952. A entrada é franca.

Freak CD.jpgMATO CERRADO – O guitarrista Yuri Marimon divulga: No show, a banda apresentará o repertório do primeiro disco completo, que está em processo de mixagem e finalização. O álbum, que deve sair nos próximos meses, tem sete músicas, gravadas no estúdio Bokada, com a técnica de Cléber Vaz e Rubira. No sábado, dia 1º, a banda tocará no bar ‘Diabluras’, apresentando repertório mais amplo, com músicas autorais e releituras de blues e rock’n’roll, aberto a ‘jam’ com músicos presentes. Neste mês, a banda se apresentou na beira da praia no Laranjal, em palco ao ar livre, participando dos shows de lançamento do CD ‘Rap com Banda’, da Causo Beats e Matudarí, em um evento independente organizado pelos próprios artistas, que contou com shows das bandas Célula Soul, Serginho da Vassoura e Ilusionismo Sonoro. E também participamos da gravação do DVD Jecão e os Maldomados, lançado em Pedro Osório no final de julho pelo Ponto de Cultura Paralelo 33. No documentário, integrantes das bandas Mato Cerrado e Tripulação Garagem gravaram a versão da música ‘Chiquita’ (Os Farrapos), do cancioneiro gaúcho, fazendo a mistura entre os  gêneros chamamé e rock’n’roll, com arranjo de Edu Caboclo DaMatta”.

TRAJETÓRIA – Sobre a origem: “A Mato Cerrado surgiu em 2010. A primeira formação foi Yuri Marimon (guitarra) Felipe Nobre (bateria) Rafael Alam (guitarra e voz) e Eric Lima (baixo). Antes da primeira apresentação da banda, o baixo foi assumido por Wysrah Moraes, ficando essa formação em quarteto até o fim de 2011, quando Rafael saiu da cidade. Após período, consolidou-se a continuidade da banda como o trio Yuri, Felipe e Wysrah, que assumiu o vocal principal. Já o nome foi sugestão do Rubinho, pai do Yuri, e tem relação com o fato de frequentemente nos reunirmos para tocar em um sítio no Basílio, uma localidade na campanha. Como influências, bandas dos anos sessenta e setenta. Do exterior, citamos Jimi Hendrix Experience, Cream, Led Zeppelin e Tem Years After. No Brasil, a música de O Terço, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia e Tutti Frutti. Então, as influências são do rock que condensa elementos do blues, jazz e progressivo, enfatizando a parte instrumental e letras com mensagem positiva sobre a experiência humana”. Alguns dos shows: Piquenique Cultural (2012 e 15); Aniversário da RádioCom (2011 e 12); Feira do Livro (15); Primavera Cultura Livre (15); Som no Mato (15); Diabluras; JG; Casa da Praia; Cerrito (2012); Festa da Melancia e Pedrok In Rio – ano passado e 2016. Os músicos destacam: “Mato Cerrado é trio de rock que surgiu da afinidade de amigos. E nos encontramos, em meio à natureza, para fazer música com a maior liberdade possível. Um dos nossos objetivos no momento é conseguir expandir nossa atuação para outras regiões”.

 

Banda “Freak Brotherz” estará apresentando novo repertório

Banda “Freak Brotherz” estará apresentando novo repertório

FREAK BROTHERZ subirá ao palco às 20h. Na banda que começou em 1998, a atual formação conta com os irmãos Danilo e Solano, mais os instrumentistas Igo Santos e “Clovinho”. O grupo está divulgando o novo disco “Guerra Invisível”, cujo show de pré-lançamento ocorreu em edição do “Sofá na Rua” em agosto. Sobre o disco: “Guerra invisível mescla funk-metal, hardcore, rap e groove. Entre os temas, reflexão sobre a sociedade contemporânea. São doze faixas inéditas, com participações especiais do cantor Tonho Crocco, vocalista da banda Ultramen, rapper Zudizilla, DJ Micha, tecladista Eber Barbosa e o percussionista Doug. O lançamento oficial acontecerá no ‘Freak Festival’ em outubro. A gravação do álbum ocorreu no estúdio A Vapor entre 2014 e 2016. A produção musical é de Esmute Farias e da própria banda. A produção gráfica é do artista visual Pablo Conde. O disco é um lançamento do selo Hardcore Pride Records, com o apoio da Rede RS de Pontos de Cultura, Paralelo 33, Mercado Skate Shop, Body Art Tatoo Studio e Estúdio A Vapor”.

Trio “Mato Cerrado” abre a nova temporada do projeto da Secult

Trio “Mato Cerrado” abre a nova temporada do projeto da Secult

FESTIVAL – Com a mesma formação quase dez anos, o primeiro disco “Dentro da Ideia” é de 2007. Já o “Freak Festival” é organizado pela banda desde 2001. A 22 de outubro, 15ª edição na zona boêmia do Porto. Além da banda, no festival têm tocado grupos da região, que apresentam variados estilos. O evento gratuito contará com financiamento do Edital de Apoio a Eventos Culturais da Prefeitura.  Neste semestre também será lançado videoclipe da música “Da Dom Pedro a Benjamin”, com a participação especial de Tonho Crocco. A realização é de Mayhem Produções. Na trajetória da banda, participação em vários festivais. Em destaque, o Skol Rock em 1998. O evento ocorreu em Curitiba, e o baixista Solano Ferreira venceu como melhor instrumentista. Em 2004, a banda apresentou-se em Rondônia, atravessando o País para participar do Festi Rock II.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções