Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SETE AO ENTARDECER : “Suburban Stereotype” na Fábrica Cultural

26 julho
15:50 2015

Segunda às 18h30min na Fábrica Cultural  – Félix 952 -, sonoridade punk e hardcore no Sete ao Entardecer da Secult

Por Carlos Cogoy

Som pesado e letras em português. No repertório, músicas do disco “Carnaval” – lançado em 2013 -, bem como de projetos desenvolvidos pelos integrantes da banda . “Suburban Stereotype”. O grupo que mistura a sonoridade punk e hardcore, estará pela primeira vez no Sete ao Entardecer. “Nunca tocamos no Sete ao Entardecer. Foi uma alegria pra nós termos sido selecionados, pois é um evento que realmente apoia a musica local em toda a sua amplitude. Alem disso, o cachê vai ser revertido para prensagem dos discos, então temos muito a comemorar. A preparação tem sido contínua, pois nunca paramos com a banda. A adaptação, porém, é das mudanças na formação”, diz o baterista e produtor musical Rodrigo Esmute. Repertório pode ser ouvido online: soundcloud.com/suburbanstereotype. O show no Sete ao Entardecer será com ENTRADA FRANCA.

Rodrigo Esmute, Marcelo Crochemore, Maicon Rodrigues e Douglas Jardim

Rodrigo Esmute, Marcelo Crochemore, Maicon Rodrigues e Douglas Jardim

TRAJETÓRIA – Rodrigo integra o grupo desde a formação original. Ele menciona sobre a trajetória: “Ao longo da nossa atividade já tivemos algumas mudanças na formação, porém no início deste ano, com a saída do então vocalista Diego Gularte, houve alteração mais brusca. Há algum tempo, Maicon Rodrigues havia assumido como segundo guitarrista. Neste ano decidimos que seria o novo vocalista. Daí Marcelo Crochemore ficou como segundo guitarrista, e o baixo está com Douglas Jardim. E nos orgulhamos dos ex-integrantes: guitarristas Tomás Santos, Pedro Dias  e Guilherme Borba; Diego Gularte no vocal”.

SOM da “Suburban Stereotype”, conforme Rodrigo: “As principais influências são o hardcore e punk do século passado, além de inúmeras bandas de outros segmentos. Optamos pelo português pois é como conseguimos nos expressar de forma mais objetiva e sincera. O principal  recado das músicas passeia entre a crítica e a conscientização sobre as coisas do mundo. Então não nos prendemos muito no aspecto político. A ideia é ter sempre algo construtivo pra passar adiante”.

SHOWS – Carnaval, Faça Você Mesmo, Contra o tempo, Sinal vermelho e Colisão, são faixas que integram o disco lançado ao final de 2013. No ano seguinte, para divulgar o EP, a banda realizou turnê. Em Santa Catarina houve shows em Urussanga e Florianópolis. No Paraná, a banda tocou em Curitiba. No Estado, apresentação em Canoas. A “Suburban Stereotype” também participou do coletivo Hardcore Pride, iniciativa que mobilizou as bandas e público do som pesado na cidade.

CENA – Em 2015, previsão de lançamento do novo disco. Rodrigo, no entanto, avalia sobre a cena local: “A cena pelotense está numa fase bem parada. Ao longo da trajetória do Hardcore Pride, vimos o público decair bastante até que se tornasse bastante difícil fazer um evento sem sair no prejuízo. Uma coisa leva a outra. O público não comparece, temos cada vez menos eventos, e as bandas acabam diminuindo muito a atividade. Com isso, o público  se sente menos incentivado a comparecer nos eventos, completando um ciclo. O ideal seria unirmos as bandas pra pensar junto e diagnosticar a raiz do problema, achando uma solução pra termos nosso trabalho valorizado e oferecer bons eventos ao público”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções