Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

SETE DE ABRIL : Aniversário com Academia do Samba e Coral da UFPel

SETE DE ABRIL  : Aniversário com Academia  do Samba e Coral da UFPel
03 dezembro
09:30 2021

Por Carlos Cogoy

Presença da Academia do Samba, interpretando “Baile de Máscaras”. A gravação no Theatro Sete de Abril – quinta completou 188 anos -, ocorreu na quarta à tarde. No evento, participação do Coral da UFPel, sob a regência de Leandro Maia. Conforme Annie Fernandes, que integra a equipe da Associação Amigos do Theatro Sete de Abril (AMASETE), “Baile de Máscaras da Academia do Samba”, foi o tema enredo da escola no Carnaval de 1984. O encontro da Escola de Samba e o Coral da UFPel, foi uma singela homenagem da AMASETE no aniversário da casa cultural. O material pode ser assistido no canal Coral UFPel no Youtube.

Academia apresenta Baile de Máscaras

HISTÓRIA – Annie esclarece sobre a fundação do Theatro Sete de Abril: “O nome foi colocado pelos sócios da Sociedade Scenica Theatro Sete de Abril, em atividade na então vila de São Francisco de Paula. A data 7 de abril era uma alusão à abdicação de Dom Pedro I em 1831. O Theatro começou a ser construído naquele ano, quando a sociedade dramática já promovia espetáculos, que eram exibidos num galpão, situado à esquina das ruas Anchieta e Major Cicero. A inauguração do Theatro aconteceu a 2 de dezembro de 1833, dia do aniversário de Dom Pedro II, ficando assim duplamente ligado à figura do Imperador. Antes da conclusão da obra em 1834, alguns espetáculos foram exibidos no espaço”.

ATUALIDADE – Em fase final de uma reforma que, durante uma década, interrompeu atividades no Sete de Abril, a comunidade aguarda pela reabertura.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções