Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Sete de Abril deve se tornar um espaço plural

Sete de Abril deve se tornar um espaço plural
14 janeiro
09:06 2021

Nova Diretoria, a cargo de Ronna, prevê oficinas gratuitas e mais espaço para apresentações da comunidade artística local.

Reinauguração deve ocorrer no segundo semestre

A expectativa da Prefeitura de Pelotas é de que 2021 seja um ano muito marcante para o Theatro Sete de Abril. Fechado desde 2010 para restauração completa, a casa de espetáculos tem reinauguração prevista para o segundo semestre deste ano e promete mudanças significativas que devem valorizar a cultura e os artistas locais. A prefeita Paula Mascarenhas encarregou o ex-secretário de Cultura, Giorgio Ronna da Diretoria do teatro para assegurar que a última etapa do restauro seja concluída dentro do prazo e para planejar seu funcionamento. A maior novidade será a transformação da casa em um espaço plural, com ampla abertura para a comunidade artística local e uma espécie de “escola livre”, com oficinas gratuitas em todas as áreas que envolvem um espetáculo teatral.

Ronna adianta que o Sete será “um espaço de encontro, de criatividade, de prática artística, de fruição e de formação”. Com isso em mente, a Diretoria pretende oferecer oficinas gratuitas para atores, diretores, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, sonoplastas, coreógrafos, bailarinos, dramaturgos, artistas de vídeo, entre outros.

A ideia é reativar o teatro como equipamento cultural público, acessível a cada segmento cultural de Pelotas e à Rede Pública de Ensino, para que possam apresentar suas manifestações culturais. “O Theatro Sete de Abril estará sempre de portas abertas para os artistas da cidade, portanto não acredito na necessidade de editais, apenas agendamento”, antecipa Ronna.

Ronna adianta que o Sete será “um espaço de encontro, de criatividade, de prática artística, de fruição e de formação”.

Também serão lançados editais para o fomento de espetáculos locais e para programas especiais, como o Sete ao Entardecer e outros inéditos. Além disso, a Diretoria quer recolocar o Theatro nos circuitos estadual, nacional e internacional.

Atribuições da Diretoria do Theatro Sete de Abril:

  • *acompanhar a finalização da obra de restauro e as etapas seguintes de aquisição e implantação de mobiliário, climatização e equipamentos de som e luz;
  • *programar sua reabertura e oferecer condições técnicas para a realização das atividades artísticas que o teatro sediará;
  • *promover a profissionalização de artistas e agentes culturais das próximas gerações, em todas as áreas de atuação que um teatro comporta;
  • *estabelecer cooperações nacionais e internacionais para a circulação e o intercâmbio de espetáculos, concertos e atividades educativas;
  • *ampliar parcerias em andamento (ex.: UFPel e SESC);
  • *fomentar a formação de público;
  • *zelar pela conservação preventiva do teatro.

Restauro

O teatro está na fase de acabamentos e os próximos passos serão aquisição de poltronas e, posteriormente, equipamentos de som e luz. “Estamos trabalhando para que retorne à comunidade em julho. Como nos encontramos em um período de incertezas devido à pandemia, sua programação artística deve iniciar de modo virtual para, aos poucos, começar a receber a plateia de forma presencial”, pondera Ronna.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções