Diário da Manhã

quarta, 15 de maio de 2024

Notícias

SETE DE ABRIL : Projeto de restauro do Theatro está em Pelotas

SETE DE ABRIL : Projeto de restauro do Theatro está em Pelotas
07 abril
09:42 2017

O projeto com as alterações solicitadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a restauração do Theatro Sete de Abril foi entregue ontem pela empresa licitada Solé Associados. O projeto final, após a avaliação do setor de arquitetura da Secretaria de Cultura (Secult), deve ser enviado para a sede do Instituto em Brasília nesta sexta-feira. Após a aprovação final do Iphan, a licitação da obra deve ser publicada em dois meses. O Theatro foi fechado pela prefeitura em março de 2010.

A obra de cobertura foi concluída em outubro de 2014 e, com isso, já não há mais problemas de infiltração, o que garante a conservação da estrutura do prédio. Após esta etapa, o trabalho seguiu com a elaboração e aprovação dos projetos. Todos já estão aprovados nos órgãos competentes – os alvarás dos projetos hidrossanitário e arquitetônico, assim como o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), pelos Bombeiros – que prevê um reservatório subterrâneo de 40 mil litros para ser utilizado em caso de incêndio – e a autorização da CEEE.

A prefeitura administra a obra que é custeada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas a partir da aprovação do Iphan, que tem o controle absoluto de todos os itens do prédio, do projeto e da obra. As únicas ações da prefeitura sem a necessidade de avaliação do Iphan é de limpeza do Theatro e das calhas. Por se tratar de um prédio histórico tombado desde 1972, o trabalho é para deixá-lo com todas as características de conforto de segurança de um espaço moderno, com a estética e qualidade de som original. Haverá climatização – que beneficiará os usuários e a conservação do prédio. A acessibilidade será garantida não apenas na área da plateia, mas em todo o prédio: banheiros, camarins, palco e camarotes. As poltronas serão substituídas por novas que se encaixem das normas atuais – com maiores dimensões.

THEATRO foi fechado pela prefeitura em março de 2010

THEATRO foi fechado pela prefeitura em março de 2010

O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, explica que em 2013 o plano de restauração integral do Theatro Sete de Abril foi inscrito no PAC Cidades Históricas do Iphan, com o projeto de restauro e posteriormente a obra de execução. Os próximos investimentos, até a reabertura do Theatro, serão de cerca de 17 milhões. Na próxima etapa, na obra estrutural em si, que deve durar até 11 meses, deve ser investido R$ 9 milhões e já foi solicitada a reserva deste valor ao Ministério da Cultura. Após serão comprados e instalados os equipamentos de climatização, poltronas e equipamentos de som e luz. Dividir o empenho dos recursos em duas partes foi a solução encontrada pela Secult para agilizar, administrativamente, a aprovação do orçamento.

Ronna recebeu a visita de vereadores e sociedade civil quando apresentou o projeto e o histórico da restauração do Sete de Abril e mostrou o interior do prédio aos interessados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções