Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Setor de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional hoje

24 outubro
08:05 2018

O setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) tem desempenhado papel importante na promoção da saúde da comunidade pelotense, por meio de ações de prevenção e tratamento. De janeiro a setembro deste ano, 38.204 pessoas receberam atendimento nos consultórios do município, onde foram realizados mais de 139 mil procedimentos, entre limpezas, extrações e outros. Na noite desta quarta-feira — véspera do Dia Nacional do Dentista —, a Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas recebe reconhecimento nacional pela segunda vez este ano. A prefeita Paula Mascarenhas irá na Assembleia Legislativa gaúcha para a entrega, às 19h, da Menção Honrosa concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Pelotas ficou em 1º lugar Estadual e 5º Nacional, na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes, recebendo destaque entre as melhores gestões em saúde bucal do Brasil, junto a capitais como Curitiba, Florianópolis, Manaus e Diadema, da grande São Paulo.

MUNICÍPIO conta com consultórios odontológicos em 46 UBSs e atendeu mais de 38 mil pacientes em 2018 .

MUNICÍPIO conta com consultórios odontológicos em 46 UBSs e atendeu mais de 38 mil pacientes em 2018 .

O SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA DE PELOTAS

A coordenadora do setor, Letycia Barros Gonçalves, informa que mais de 70 profissionais concursados atuam na rede municipal de Pelotas. Para prestar um atendimento qualificado à população, 46 UBSs da rede municipal contam com atendimento odontológico. Nesses locais, os pacientes com dor têm preferência e é feito o agendamento de casos em que o procedimento exige outras sessões para ser finalizado. Pelo menos seis pacientes são atendidos por profissional, diariamente.

Nos consultórios odontológicos são realizadas desde consultas rotineiras – indicadas pelo menos a cada 6 meses – até situações de urgência. Procedimentos como de periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), radiografias, cirurgias e o atendimento a pacientes especiais são encaminhados ao CEO Sorrir, localizado no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428.

Em casos mais graves (como lesões bucais e câncer), o setor de Regulação referencia o paciente para um serviço mais específico, como o prestado pelo Centro Especializado em Odontologia (CEO) Jequitibá, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Outra alternativa é o pronto-atendimento noturno, disponibilizado para situações pontuais, oferecido nas UBSs Frajet e Navegantes e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia, das 16h às 22h.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

A promoção da saúde também passa por ações nas escolas. Atualmente, pelo menos 40 profissionais promovem atividades educativas e supervisionadas em instituições das comunidades onde atendem. Algumas escolas também contam com consultórios gerenciados pela SMS, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense, que oferece o serviço há pelo menos uma década.

Em maio deste ano o projeto “E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde”, foi classificado entre as 15 melhores iniciativas (de um total de 251 municípios inscritos) do país e recebeu o prêmio “Laboratório de Inovações em Educação Permanente”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções