SIMÕES LOPES : Policiamento Comunitário é lançado
O prefeito Eduardo Leite e a vice-prefeita Paula Mascarenhas estiveram na E.E.E.M. Dr. Augusto Simões Lopes, no Bairro Simões Lopes, para o lançamento do 8º Núcleo de Policiamento Comunitário de Pelotas – ao todo são 11 núcleos. A equipe da Polícia Militar explicou a dezenas de moradores presentes na cerimônia as diretrizes do programa que é viabilizado pela parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e apresentou o efetivo que irá atuar naquela comunidade.
“Este é um passo importante, que nos anima muito”, disse o prefeito. Eduardo afirmou que, embora a lei determine que a segurança pública seja responsabilidade do estado, a Prefeitura é sensível ao clamor, que tem ouvido em todos os bairros, da população preocupada com a violência e ao sentimento geral de insegurança. Ele lembrou que nos últimos anos a população aumentou e o efetivo da Brigada Militar (BM), ao invés de aumentar, caiu em cerca de 30% no Rio Grande do Sul – de 32 mil para 23 mil homens, em todo o Estado.
“Não há como o Estado recompor todo o efetivo de uma hora para outra… Para conseguir mudar a situação é fundamental que todos abracem juntos esta nova proposta, baseada em uma filosofia de interação da polícia militar com a comunidade”, ponderou o prefeito. Eduardo lembrou que os moradores conhecem melhor que ninguém quais são os locais e horários em que a presença dos policiais se faz mais necessária no bairro e, portanto, este diálogo poderá fazer toda a diferença na comunidade.
O objetivo principal do Policiamento Comunitário, explicou o tenente-coronel André Pithan, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), é aproximar a polícia da comunidade, estreitar relações para diminuir a criminalidade. Pithan destacou que são poucas as pessoas que acabam causando a sensação de insegurança na comunidade e que, com a ajuda dos moradores, será possível ter um maior controle sobre elas e reduzir os índices de criminalidade. Ele apresentou os três PMs que atualmente moram e atuam no Simões Lopes: sargento Rieling e soldados Oliveira e Fagundes – o quarto policial que completará a equipe está atuando na segurança da Copa do Mundo Fifa 2014, em Porto Alegre, e assumirá o posto na terça-feira, dia 1º de julho.
Em duas semanas de programa oram realizadas 635 visitas pelos núcleos e 36 prisões.
Haverá relatórios e reuniões periódicas com representantes da comunidade e de avaliação do programa.