Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Simp diz que não ocorreu perseguição ao prefeito

13 junho
09:49 2014
Eduardo Leite esteve na Delegacia Regional de Polícia registrando ocorrência esta semana

Eduardo Leite esteve na Delegacia Regional de Polícia registrando ocorrência esta semana

O vídeo divulgado pela Prefeitura de Pelotas demonstra e comprova que em nenhum momento houve perseguição e intimidação, da maneira divulgada pelo prefeito Eduardo Leite, no episódio de terça-feira pela manhã.  A afirmação é do vice-presidente do Sindicato dos Municipários, Tiago Botelho.

Conforme Tiago, o vídeo mostra claramente que são veículos identificáveis, sem vidros escurecidos, se locomovendo em baixa velocidade, inclusive com faróis acesos, não imprimindo alta velocidade no sentido de pressionar quem estava à frente, no caso o prefeito, sequer há qualquer tentativa de abalroamento, interceptação ou aproximação excessiva da traseira do veículo.

“O vídeo demonstra inclusive que os veículos apontados como perseguidores fazem as sinalizações necessárias de trânsito e se deslocam ordeiramente pelas vias públicas, sem colocar em risco nem a vida do prefeito nem de qualquer outra pessoa que circulava naquele momento”, salienta Tiago.

Ainda observando o vídeo, este demonstra que o prefeito, retornando ao seu apartamento e posteriormente saindo para embarcar no veículo oficial da Prefeitura que estava estacionado do outro lado da via, o faz de forma absolutamente tranqüila, sem apresentar qualquer tipo de receio, medo ou ao menos cuidado. “Nas imagens o prefeito demonstra completa tranquilidade, pois se realmente se sentisse ameaçado o veículo da Prefeitura teria entrado na garagem do prédio ou estacionado junto à porta de saída, o que não ocorreu”, analisa. Na sequência, o veículo da Prefeitura arranca igualmente devagar e de forma tranqüila, a exemplo do veículo Palio logo atrás.

FINALIZANDO o vídeo, o veículo Palio chega finalmente à Praça Coronel Pedro Osório, estaciona e seus ocupantes saem de forma ordeira e pacífica, ostentando bandeiras do Sindicato dos Municipários, não tendo qualquer tipo de intervenção ou mesmo de tentativa de perturbar a chegada do prefeito ao Paço Municipal. Quanto ao fato de estacionar junto à placa que regulamenta o estacionamento para deficientes físicos, a mesma só tem validade a partir das 9 horas da manhã, sendo que o momento era anterior àquele horário, como demonstra o próprio vídeo.

“Com certeza qualquer pessoa que realmente se sentisse intimidada ou com sua vida colocada em risco, a partir do primeiro momento da suspeita, entraria em contato com a Brigada Militar para que esta fizesse a abordagem e a averiguação da situação que envolvia os veículos e seus ocupantes. Em se tratando do prefeito, poderia ser chamada inclusive a Guarda Municipal e contactados outros órgãos ou secretarias para averiguação, o que não ocorreu”, salienta. Ao contrário, o Boletim de Ocorrência com o registro dos fatos foi efetuado pelo prefeito somente ao final da tarde de terça-feira. O registro foi feito como uma contravenção penal, tipificada como “perturbação ao sossego público”.

“É de se estranhar a rapidez e a alta prioridade dada pela Polícia Civil para investigar esta situação, tanto no início dos trabalhos a partir do momento imediato do registro, bem como de sua conclusão, o que não ocorre quando um cidadão comum, que não é uma personalidade pública ou autoridade, por exemplo, procura a autoridade policial para registrar situações como volume de som alto mesmo que em horários inapropriados, furtos, roubos, homicídios, perturbações de ordem pública como brigas, rachas de veículos, entre outros”.

O SINDICATO dos Municipários esclarece que a locação de veículos é prática costumeira para a realização de atividades sindicais, em especial durante o período das reivindicações da data base da categoria, pelo fato da entidade ser proprietária apenas de um único veículo, haja vista a imensa quantidade de setores da Prefeitura a serem atingidos e estarem espalhados por toda a cidade e zona rural. (Assessoria do SIMP)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções