Sindicato pede apoio da prefeitura para aproveitar ex-trabalhadores da TURF
Atualmente menos de 20% dos funcionários da empresa, que fechou em 30 de julho, aguardam oportunidade no setor de transporte público urbano
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas (STTRP) formalizou pedido de apoio ao Poder Executivo, visando ao maior aproveitamento de ex-funcionários da empresa Turf, que encerrou suas atividades de transporte de passageiros de linhas urbanas no último dia 30. A solicitação foi encaminhada ao prefeito Eduardo Leite, em reunião na manhã de ontem, no Paço Municipal.
Dos cerca de 270 trabalhadores da Turf, 23 cobradores, 18 motoristas e funcionários administrativos e da manutenção permanecem aguardando oportunidade. O presidente do STTRP, André Timm, e o tesoureiro Sonomar Dias Oliveira entregaram ao prefeito e ao diretor de Transportes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), engenheiro Paulo Osório, listagem dos excedentes. A mesma nominata já havia sido repassada ao Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP).
“O Consórcio deverá absorver mão de obra de acordo com as necessidades que forem surgindo. A preocupação da Prefeitura é com a prestação dos serviços e, para tanto, cumpre sua função e exerce o poder de fiscalização – meio de evidenciar a demanda”, afirmou o prefeito.
O diretor Paulo Osório informou ao Sindicato que dentro dos próximos 30/60 dias vão surgir novidades no setor, através das avaliações que vêm sendo feitas e, ainda, pelo fato de que o sistema tem apresentado tendências ao crescimento.
“Chegamos até aqui porque o Município deu apoio”, disse o presidente André Timm, referindo-se ao aproveitamento registrado até agora dos ex-funcionários da Turf. Paulo Osório esclareceu que o CTCP está adequando-se à região coberta pelas linhas daquela empresa e que a tabela de horários está melhor do que a praticada em março deste ano e ainda deverá receber novos ajustes – o que poderá abrir oportunidades.