Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

SINDUSCON :Intercâmbio de lideranças sindicais

06 outubro
11:03 2014

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região, Ricardo Ferreira, participou nesta última semana de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as Federações de indústrias de todo o país.

A atividade foi realizada em Curitiba/PR sob a coordenação do Sinduscon/PR reunindo 14 líderes sindicais. Ferreira representou o Rio Grande do Sul.

RICARDO Ferreira esteve em Curitiba

RICARDO Ferreira esteve em Curitiba

Criado em 2007 para gerar mais produtividade nas ações dos sindicatos, melhorar sua representatividade e sua arrecadação, o PDA realiza cursos com especialistas contratados pela CNI e promove encontros entre sindicatos, como o realizado em Curitiba. A proposta, no Paraná, foi fortalecer a rede de relacionamentos e também propor a discussão em conjunto de temas como negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços. “O PDA está sempre em busca de apoiar os sindicatos em seus desafios e também de propor soluções, que podem ser implementadas com nosso apoio”, avaliou Camila Cavalcanti, gerente do PDA da CNI.  Segundo a executiva, atualmente o programa atende a 1.224 sindicatos em todo o Brasil, ligados às 27 federações industriais do país.

Durante os debates, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo,  destacou a necessidade de encontros setoriais para o crescimento da indústria. “ Os bons exemplos de ações desenvolvidas em sindicatos do setor produtivo precisam ser compartilhados, pois, é  fundamental termos sindicato e indústrias reunidos e cooperando, pelo desenvolvimento do setor industrial em todo o país”, defendeu.

COMUNICAÇÃO – O presidente do Sinduscon/PR, José Eugênio Gizzi, apresentou case de seu sindicato destacando que a comunicação e o planejamento estratégico, este revisado a cada três anos, são as principais ferramentas para o sucesso na implementação de ações. “A comunicação é fundamental para mostrar quem somos”, disse, ao destacar como ações diferenciadas inserções diárias de boletins de rádio, posicionamento político-institucional, metas de associativismo para o departamento comercial e captação de patrocínios. Atualmente, o Sinduscon-PR tem 1.050 associados e é financeiramente sustentável.

Ao avaliar positivamente sua participação, Ricardo Ferreira mencionou a importância do sinduscon/Pelotas estar representado em eventos nacionais para a ampliação de horizontes e para novos contatos. Ele antecipou que a atual diretoria está focada em diversificar os produtos e servilos aos associados e deverá ampliar o quadro social com a conquista de novos sócios. “ Mas para isto, é preciso ter alicerces bem firmes através de diferentes percepções”, citou.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções