Site da prefeitura vai permitir a busca por documentos perdidos
Uma ferramenta de busca localizada no site da prefeitura de Pelotas pode ser útil para quem procura por seus documentos perdidos. Na sessão “Achados e Perdidos” será necessário apenas preencher o espaço em branco com o nome completo – sem abreviaturas – e verificar se consta na lista de cadastros o documento perdido.
Caso esteja, basta procurar o setor “Fala Pelotas”, que fica no saguão de entrada do Paço Municipal, com algum documento de identificação ou boletim de ocorrência da perda.
O serviço vai estar disponível a partir de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30min. Já a busca online poderá ser feita a qualquer momento no site http://www.pelotas.com.br/servicos/cidadao/achados-e-perdidos/.
DOCUMENTOS ANTIGOS
Até o final deste mês, a prefeitura tinha cadastrado no seu sistema 5.313 documentos perdidos – títulos de eleitor, carteiras de trabalho e de motorista, CPFs, RGs e cartões de lojas. A cada quinzena, cerca de 25 registros chegam ao Paço. No entanto, a procura ainda é pequena. Durante o último mês, por exemplo, apenas duas pessoas vieram recuperar seus documentos.
QUAL É O DESTINO?
Os mais de cinco mil documentos já foram destinados aos órgãos emissores responsáveis – Receita Federal, Previdência Social, Cartório Eleitoral, Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e lojas do comércio de Pelotas.
Os RGs serão incinerados já que não existe um órgão responsável em Pelotas para recebê-los e o custo de envio a Porto Alegre é elevado, levando-se em conta a grande quantidade de documentos. A prefeitura recebeu um ofício de autorização da Delegacia de Identificação de Pelotas para realizar o procedimento.
A partir de outubro, os documentos que vão chegar à prefeitura serão cadastrados e permanecerão no prédio durante três meses. Depois disso, eles serão destinados aos órgãos responsáveis.