Smed investe na formação de professores
Professores de língua portuguesa da Rede Municipal de Educação participam de mais uma edição da formação continuada oferecida em parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O primeiro encontro foi na manhã da última sexta-feira e seguem até novembro.
De acordo com a supervisora de Ensino de Língua Portuguesa, Michele Lemões, todos os anos é oferecida a formação continuada. Em 2016 foram cerca de 100 horas de formação. O objetivo é “oportunizar, aos professores, reflexões sobre sua prática docente, compartilhamento de vivências e conhecimentos”, explica. Os temas trabalhados são sugestões dos próprios professores.
O encontro desta sexta-feira reuniu 25 pessoas. Michele diz que o debate foi centrado na importância de um ensino de língua materna contextualizado, focalizando o ensino da gramática a partir do texto e tornando o ensino de língua portuguesa significativo para o aluno. A palestrante foi a professora da UFPel, Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte, que indicou dois livros aos participantes: “Muito além da gramática” e “Análise de textos\”, ambos da escritora Irande Antunes.
CONFIRA OS TEMAS E PALESTRANTES DOS PRÓXIMOS ENCONTROS:
28/9 – quinta-feira, às 9 horas
Profª Drª Karina Giacomelli (UFPel)
Título: As redes sociais e a leitura e a produção de texto na escola
9/10 – segunda-feira, às 9 horas
Prof. Dr. Wagner Coriolano de Abreu (UFPel)
Título: Práticas de leitura e ensino da literatura
8/11 – quarta-feira, às 9 horas
Profª Drª Rejane Flor Machado (UFPel)
Título: Ensino e aprendizagem autorregulada da leitura e da escrita