SMS encontra mais dois focos de Aedes no Fragata
Agora chegam a 29 focos em Pelotas, sendo 26 na região do entroncamento da Duque com Cidade de Lisboa
Após seis dias sem notícias, nesta segunda-feira (10) as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) encontraram outros dois novos focos do Aedes aegypti no Fragata. “Pelo menos foram em duas armadilhas, e não em residências”, comentou o diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto. Nesta terça (11), começa a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) no local.
Com esses, já se somam 29 focos de larvas ou pupas, além de dois mosquitos (alados), encontrados este ano em Pelotas, sendo 26 deles no Fragata, desde o dia 14 de março, na área ao redor do cruzamento das avenidas Cidade de Lisboa e Duque de Caxias.
Nos próximos dias, as equipes de Combate ao Aedes vão receber reforço. A prefeitura está fazendo contratação emergencial e o número de agentes que participam das ações deve aumentar de 30 para 55.
O Aedes é transmissor de dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela urbana (que tornou a aparecer no Rio de Janeiro, após décadas) e também da febre de mayaro, que apareceu primeiro em ilhas do Caribe e agora em alguns pontos da floresta amazônica.
26 focos de Aedes no Fragata, sendo:
18 em residências
03 em pontos estratégicos
05 em armadilhas