Sobe em 36% os passageiros que utilizam a Integração Tarifária
No segundo mês de funcionamento do novo sistema de transporte coletivo urbano, mais pessoas pagaram uma passagem para fazer duas viagens
O movimento de passageiros do transporte coletivo urbano de Pelotas caiu cerca de 11% no mês de setembro, em relação a agosto, devido sobretudo aos dois feriados. Mas se diminuiu o número geral de usuários de ônibus, a quantidade daqueles que fizeram uso da integração tarifária – pagaram apenas uma passagem para fazer duas viagens consecutivas – aumentou em 36% no segundo mês de funcionamento do novo sistema: em agosto foram 90.143 pessoas e em setembro 122.838.
O balanço geral do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) mostra que, enquanto em agosto o sistema registrou 3.221.506 viagens, em setembro foram 2.899.544. O diretor de Transportes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), engenheiro Paulo Osório, atribui a queda da utilização de ônibus em setembro há vários motivos. “O mês tem um dia a menos do que agosto (setembro tem 30 dias) e houve dois feriados – dias 7 e 20. Como dia 20 foi numa terça-feira, muitos setores, principalmente escolas, fizeram feriadão, não funcionando na segunda, dia 19. Além disso, teve um dia de paralisação. Essas falhas de dias úteis na rotina dos usuários foram responsáveis pela diminuição do uso dos coletivos”, explica.
Os dados mostram também que no mês que passou 624.954 usuários deslocaram-se com gratuidade e que o transporte de escolares, com pagamento de 40% da tarifa integral, conduziu 396.487 estudantes (13,7% do total transportado em setembro). Os usuários de tarifa integral representaram 60,5% de passageiros (1.755.265).