Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Socioeducandos da Fase são aprovados no Encceja PPL 2023

Socioeducandos da Fase são aprovados no Encceja PPL 2023
29 dezembro
10:59 2023

Certificado garantido pelo Exame tem o mesmo valor de um diploma escolar de ensino fundamental ou médio

O final de ano está sendo especial para 26 adolescentes atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Os estudantes foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL 2023). A prova é direcionada aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

As provas, aplicadas no mês de outubro, avaliaram competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar e extraescolar. A Fase contou com 15 socioeducandos aprovados na prova de certificação de nível Fundamental e com 11 adolescentes no exame de certificação de nível Médio.

O certificado do Encceja tem o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio, pois reconhece oficialmente que o estudante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum.

“É mais uma grande notícia, que demonstra a qualidade do trabalho pedagógico realizado pela Fase em parceria com a Secretaria de Educação em todo o Estado”, comemorou o presidente José Stédile. “O Encceja permite a retomada da trajetória escolar e é um interessante ‘termômetro’ para avaliarmos as ações na área educacional”, reforçou.

O Exame, realizado desde 2002, é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. O Encceja PPL é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Investimento no futuro

No Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas (Case), na Região Sul, cinco socioeducandos foram aprovados no exame. “Eles estão muito felizes e ainda mais motivados para a continuidade dos estudos”, resumiu a pedagoga Marisa Pires da Silveira, que atua há 25 anos na unidade. Conforme a profissional, os estudantes se preparam para a prova por meio de apostilas enviadas pela Diretoria Socioeducativa da Fase (DSE) e do Núcleo de Comunicação e Documentação (NCD).

“No ano passado, um adolescente atendido pelo Case cursava o 5° ano e concluiu o Ensino Fundamental pelo Encceja. Esse mesmo jovem iniciou o Ensino Médio, imaginávamos que teria dificuldades, mas não. Surpreendentemente, foi um dos melhores alunos da classe, tanto que passou novamente no Encceja este ano, ou seja, concluiu também o Ensino Médio”, completou, citando o trabalho conjunto realizado entre a equipe do Case e o corpo pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera, anexa à unidade.

“Estou muito emocionado com a conclusão do Ensino Fundamental. O diploma vai me ajudar bastante no futuro. Para buscar um emprego, para ajudar minha família, para melhorar a minha vida em tudo”, disse outro adolescente atendido pelo Case Pelotas. “Estudei bastante para a prova. Recebi um caderninho (apostila) dos professores e ‘treinei’ bastante para Português, Matemática, Ciências, Espanhol. Estava bem preparado”, completou o jovem de 17 anos. Antes do Encceja, ele cursava o 6° ano do Ensino Fundamental.

Trabalho pedagógico

A inscrição dos jovens no exame nacional foi fruto de um trabalho conjunto desenvolvido pelos servidores da Fundação. Destaque para a atuação de analistas pedagogos, diretores das unidades, agentes socioeducadores e professores das escolas anexas às unidades socioeducativas.

“Os resultados nos exames de certificação nacional são uma ótima forma de mensurar o fazer pedagógico desenvolvido em todas as unidades da Fase. Fechamos o ano na certeza de que um trabalho realizado a muitas mãos é o caminho certo. Nossa atuação busca proporcionar aos adolescentes uma nova perspectiva de vida, com planos futuros a partir da educação”, destacou a chefe do Núcleo de Escolarização da Fase, Jamille Cordeiro.

A organização do Encceja PPL também passou pela Diretoria Socioeducativa (DSE) por meio da Coordenação Pedagógica e da Diretoria Administrativa (DA) e do Núcleo de Comunicação e Documentação (NCD) e do Núcleo de Segurança.

Também merece destaque, a articulação realizada para o deslocamento dos adolescentes entre as unidades, inclusive com a movimentação de socioeducandos do interior do estado que foram inscritos na Capital.

15 Estudantes aprovados no Ensino Fundamental

1 Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS -Porto Alegre)

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC – Porto Alegre)

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA II)

1 Comunidade Socioeducativa (CSE – Porto Alegre)

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case)

4 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas (Case )

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case)

1 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case)

 

11 Estudantes aprovados no Ensino Médio

1 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA II)

2 Comunidade Socioeducativa (CSE – Porto Alegre)

1 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas (Case)

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (Case SM)

2 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case)

3 Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case)

 

Texto e foto: Saul Teixeira – Ascom Fase

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções