Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : Arrecadação de alimentos no dia de São Jorge e Ogum

SOLIDARIEDADE  : Arrecadação de alimentos  no dia de São Jorge e Ogum
23 abril
09:14 2021

Campanha “São Jorge – Orixá Ogum” culmina com ações no Mercado Público

Por Carlos Cogoy

Entre 8h e 18h desta sexta no Mercado Público, dia de São Jorge para o catolicismo, e Ogum nas religiões de matriz africana, etapa final da arrecadação de alimentos para sete instituições locais. Numa iniciativa idealizada por três Ilês – casas de religiosidade afro -, desde o começo do ano estão sendo arrecadados alimentos. Para atingir o objetivo de uma tonelada, foram definidos dezenas de pontos de coleta na região. O babalorixá Juliano de Oxum, do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei, e um dos coordenadores, ressalta a generosidade da população. Mas, observa que até ontem ainda não havia sido alcançado o montante de uma tonelada. Juliano, que também preside o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, convida a comunidade para colaborar com a campanha. Após o término da arrecadação de roupas e alimentos no Mercado Público, haverá a distribuição aos representantes das entidades e instituições beneficiadas. Informações: 9 8421.1808.

PIT STOP Solidário realizado pelos líderes religiosos na zona norte

DISTRIBUIÇÃO – A campanha que também é coordenada pelo babalorixá Gilson Brasil Rodrigues Lobo de Xângo (C.E.U. Caboclo Itaperuna/ Ilê de Sângo e Ossun), e a yalorixá Thaís de Oyá (C.E.U. Guerreiros da Luz/ Ilê Asé Oyá e Xangô), estará beneficiando: Projeto Jovem Atleta (PJA); projeto Sopão Solidário “Aqueça o coração de uma criança carente”; Associação de Pais de Dow de Pelotas (APADPel); Ong Alimentando Consciência; Canto de Conexão – Kilombo Urbano; duas casas de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

PARCEIROS – Em abril, nos dias 14, 21 e 22, houve edições do “Pit Stop Solidário”, com arrecadação de alimentos e roupas, à avenida Ildefonso Simões Lopes, e rua Pedro Moacyr. As peças de vestuário recolhidas, conforme Juliano, serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social, contribuindo para o início da “Campanha do Agasalho” deste ano. Além da Secretaria, a iniciativa dos Ilês, também conta com a parceria do departamento de Resíduos Sólidos do SANEP, e Defesa Civil. Entre os inúmeros apoiadores: DIÁRIO DA MANHÃ; Rádio Pelotense; Ewê Omyo Artigos Religiosos; Flora Mãe Oxum; Flora Cobra Coral; banca 50 do Mercado Público.

CUIDAR – O babalorixá acrescenta: “A questão social está num momento muito difícil, e precisamos de empatia e solidariedade. A colaboração é de extrema importância, pois assim será possível chegar ao objetivo da ação, que é ajudar o próximo. Quem ainda não teve a oportunidade de doar, pode comparecer no largo Edmar Fetter do Mercado. O nosso apelo é a todos os irmãos de religião, amigos e sociedade, para que abracem essa causa, e ajudem a campanha solidária, doando uma ou mais unidades de alimentos, bem como peças de roupas. O terreiro é espaço de acolhimento e cura, muitas vezes a cura espiritual, ou da alma. E, se a boca nem sempre fala, mas o estômago ronca, o fundamental é auxiliar, não apenas o poder público, mas toda e qualquer comunidade que pratica o bem. O corpo é sagrado, e devemos valorizar a vida. Assim, cuidar da saúde é promover a vida. Nesse momento, evitando aglomeração e usando máscara”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções