Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

SOLIDARIEDADE : Instituições e comunidade auxiliam os desabrigados

22 outubro
09:36 2015

Um movimento de proporções quase tão volumosas quanto os estragos causados pelas cheias busca confortar aqueles que perderem seus bens nas últimas semanas em Pelotas – a solidariedade.

Diversas instituições e grupos da sociedade civil se organizam em busca de água, alimentos, colchões, cobertores, itens de higiene pessoal e outros artigos que em outros momentos podem ser simples, mas agora fazem muita diferença para quem precisou deixar quase tudo para trás.

Um dos exemplos é a iniciativa do músico Matheus Torres, que organizou um show beneficente com amigos artistas ontem, das 17h às 20h, no Mercado Central. Entre os confirmados, participaram The Woods, Dudu Freda (Be Livin’), César Lascano, Diablues, Shaka Bullets e Rock Medley. “Vi que não havia porque não ajudar, ainda mais fazendo o que amo”, afirma Torres. No local havia um ponto de recolhimento de doações.

PREFEITO visitou locais onde estão sendo depositados alimentos, roupas e donativos em geral

PREFEITO visitou locais onde estão sendo depositados alimentos, roupas e donativos em geral

Assim como a divulgação do show organizado por Torres tem como principal ferramenta os sites de redes sociais, moradores mobilizados atuam por páginas e eventos no Facebook para arrecadar itens necessários aos desabrigados. Entre eles, está o evento “Chuva de doações: fazer o bem sem olhar a quem”, com mais de 3,6 mil confirmados e voluntários em cerca de 50 pontos que recebem doações. “A ideia era mobilizar as pessoas mais próximas, do meio que convivo, mas se tornou algo maior. Uma das melhores formas de chamar atenção é através da rede social”, destaca a criadora da campanha online, Catiúcia Almeida de Souza.

Ajuda ao Laranjal, no mesmo site, atua de forma similar. O evento “Solidariedade: os animais também merecem” também conta com mais de 2 mil confirmados e arrecada itens como água potável, papelão, ração e cobertas para animais que se perderam de seus donos ou foram abandonados. A Pousada Krolow, à avenida Senador Joaquim Augusto de Assumpção, 90, no Laranjal, está concedendo abrigo temporário a animais perdidos ou abandonados.

Empresas também buscam formas de ajudar. Alguns exemplos: a Follow Music House, casa de festas de Pelotas, instituiu o ingresso solidário para o evento que ocorre no local no sábado  – um 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de água ou 1 produto de higiene; a Empresa Conquistadora disponibilizou um ônibus que fica em frente ao supermercado Guanabara a partir de hoje até sexta-feira para arrecadar donativos e levá-los até as áreas afetadas; e a marca Arezzo transformou as lojas do Centro e do Shopping Pelotas em pontos de coleta.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também está mobilizada. A instituição recebe doações no Portão da Reitoria, no Bloco A do Campus Anglo, e no Lyceu Rio-Grandense, à Praça Sete de Julho, 180, em frente ao Mercado Central. Alunos do curso de Engenharia de Produção da instituição, ligados à Empresa Júnior do curso – Eprod Consultoria – também arrecadam donativos no Centro de Engenharias das 10h às 19h.

Outros pontos de coleta relacionados à universidade são o Museu do Doce, na rua Praça Coronel Pedro Osório, 8, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e na Escola Superior de Educação Física, na praça Domingos Rodrigues (Porto). O Desafio pré-vestibulares da UFPel arrecadou no aulão final realizado dia 18 cerca de cem quilos de alimentos não perecíveis, que foram entregues na quarta-feira no ponto de recolhimento do Sanep.

Além da falta de itens básicos no dia a dia, muitos moradores do Laranjal, Colônia de Pescadores da Z3 e Valverde perderam móveis e eletrodomésticos com a invasão da água, tornando essencial a ajuda de pessoas como Andre Thomaz Amaral, morador do Laranjal, que está oferecendo sua casa, na rua Cruz Alta, 288, para quem precisar colocar veículos, eletrodomésticos ou qualquer objeto em uma área coberta.

A mobilização popular demonstra a solidariedade com o próximo em momentos críticos que, além do acolhimento em abrigos e atendimento médico oferecido, pode significar a chance de começar de novo.

OUTROS PONTOS DE COLETA

O Paço Municipal, na Praça Coronel Pedro Osório, 101, a Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), à rua Marechal Deodoro, 404, o 3º andar da Rodoviária de Pelotas e a Administração do Laranjal também recebem donativos. No momento, os itens de maior demanda são água, alimentos como arroz, feijão, óleo, massa, biscoito, leite, e itens de higiene, como fraldas e papel higiênico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções