Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : “Kilombo Urbano” oferece refeições e acolhimento

SOLIDARIEDADE :   “Kilombo Urbano” oferece  refeições e acolhimento
12 abril
08:42 2022

Projeto “Sem Fome e Sem Dor” distribui cem marmitas aos domingos

Por Carlos Cogoy

Arroz, feijão, ovo cozido, refogado com batata e couve, e tomate. Cardápio do almoço de domingo, oferecido pelo Kilombo Urbano Canto de Conexão – rua Benjamin Constant 1.327. Trata-se da campanha “Sem Fome e Sem Dor”, que semanalmente distribui entre oitenta a cem refeições gratuitas. A partir das doações recebidas durante a semana, são elaboradas as marmitas que, a partir do meio-dia de domingo, podem ser retiradas numa geladeira – desativada -, instalada à frente do prédio situado na esquina com a rua Álvaro Chaves. Integradas à ação coletiva, as chefs Ana Heidel e Cristina Theiss – estão à frente da consultoria The Experience serviço de gastronomia -, destacam que não se trata de mera distribuição de comida, mas também um momento de acolhimento, carinho e pertencimento. No grupo que se dedica ao preparo dos alimentos, também o estudante Ugo Comparotto, acadêmico de nutrição, e Julia Robaldo e Pedro Menegon, voluntários que estudam no Senac.

PÁSCOA – Para o cardápio do domingo de Páscoa, possibilidade que seja servido peixe. Mas, como informam os organizadores, a refeição depende das doações que chegam ao Canto de Conexão. A estudante Julia Robaldo, menciona que o pai gosta de pescar, e talvez consiga colaborar com a marmita especial. Interessados em colaborar, podem encaminhar doações ao Kilombo Urbano.

INVERNO está próximo, e o coletivo planeja também oferecer uma refeição à noite, já que a baixa temperatura aumenta a vulnerabilidade de quem trabalha como catador. Assim, o grupo enfatiza o apelo à comunidade, para que sejam ampliadas as doações. O projeto também necessita de embalagens descartáveis.

MARMITAS são retiradas a partir do meio-dia, estendendo-se durante a tarde. O público que recorre ao Canto de Conexão, abrange desde crianças até idosos. Entre os beneficiados, estão moradores de rua, trabalhadores da área de reciclagem, e famílias do entorno, à margem do São Gonçalo.

PROJETO – Em março, o Kilombo Urbano Canto de Conexão completou cinco anos. O projeto Sem Fome e Sem Dor, começou em 2020, inicialmente com apoio do grupo Parceiros na Caridade. Posteriormente, estendeu-se até novembro de 2021, quando houve interrupção, devido a enfermidade de uma voluntária. Em 2022, há um mês foi retomado, e a perspectiva é de fortalecimento, pois a fome também está relacionada com abandono e exclusão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções