Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : Mutirão do “Kilombo urbano” constrói chalé para família em Pelotas

08 fevereiro
08:25 2022

Com ação voluntária e doações, “Canto de conexão” entrega segunda casa

Por Carlos Cogoy

Entre os critérios para a mobilização coletiva, a verificação da urgência de família que necessita de moradia. Além disso, também é considerado que a família seja chefiada por mulher. Diante disso, os voluntários se reúnem, e são recolhidas doações. No terreno que será edificada a casa, é feita a limpeza e, conforme o projeto criado solidariamente pela Eficiofibra – serviço de assistência residencial -, são realizados os preparativos para a construção. A iniciativa é dos integrantes do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão – rua Benjamin Constant 1.327 -, que está completando cinco anos. O primeiro mutirão para construir uma habitação ocorreu em 2019, contemplando mãe e filha. Já em janeiro deste ano, foi entregue o segundo chalé.

Casa foi construída coletivamente e entregue em janeiro

BANCO DE MATERIAL – A casa entregue em 2022, está situada na estrada Santa Bárbara. No local, havia um lixão, que foi limpo pelo mutirão do Kilombo Urbano. A demora para a conclusão, cerca de um ano, foi causada pela pandemia, já que o trabalho teve de ser interrompido. Com cinquenta metros quadrados, o imóvel tem dois quartos, cozinha, sala e banheiro. Para viabilizar os projetos de edificação, o grupo criou o Banco de Material de Construção. “A luta por moradia é um direito da população, que não é cumprido pelo Estado. E nós do Kilombo, não ocupamos simplesmente para morar, mas tornarmos real a luta por moradia. Então, organizamos um banco de material de construção. Assim, recebemos sobras de obras da UFPel, e comunidade em geral. O material é destinado a quem tá fazendo uma reforma, ou até mesmo a própria casa. No mutirão, reunimos parceiros, e a maioria é de moradores da periferia. Mas também colaboram alunos da UFPel, e o pessoal da Eficiofibra, que faz o projeto inicial”, informam os integrantes. Informações via WhatsApp: (53) 9 9942.4620 (Raquel); (53) 9 9905.11349 (Lessa).

Terreno acumulava resíduos

AÇÕES COLETIVAS têm marcado o Kilombo Urbano. O trabalho social da ocupação, repercute no País, e conta com apoiadores em grandes centros, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em destaque, a biblioteca #0800, que expõe livros de forma permanente. A comunidade doa publicações, o Kilombo expõe, e o público pode retirar, trocar ou até não devolver. A média diária é de vinte livros retirados. Crianças têm procurado por livros infantis e brinquedos. No Kilombo também é possível agendar a sala de música, onde podem ser realizados ensaios e reuniões. O grupo também menciona a cozinha comunitária, que distribui comida. E a acolhida a idosos que, momentaneamente, estão sem teto. Na ocupação, lideranças comunitárias e estudantes, provenientes e diferentes regiões do País e também do exterior.

Obra contou com equipe de voluntários

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções