Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : Projeto Barriguinha Cheia

SOLIDARIEDADE : Projeto Barriguinha Cheia
15 março
10:04 2021

A garagem virou cozinha, e voluntários oferecem ranchos e marmitas

Por Carlos Cogoy

Doações têm possibilitado a distribuição

“Use tua voz para a gentileza, os teus ouvidos para compaixão, use tuas mãos para a caridade e teu coração para o amor!” A mensagem é divulgada pela equipe do projeto solidário “Barriguinha Cheia”, e tanto consta nas redes sociais de divulgação do grupo criado no bairro Fragata, quanto acompanha as dezenas de marmitas distribuídas semanalmente. Além das refeições a moradores de rua e acompanhantes de pacientes no Pronto Socorro, o projeto tem proporcionado a entrega diária de ranchos. Criado há quatro anos, o “Barriguinha Cheia” é coordenado por Kassyussy “Kassy” Lima Rediss. Ela menciona que o funcionamento é informal, e o grupo reúne os voluntários, dispostos a auxiliar nas diferentes etapas, colaboradores que doam desde alimentos até materiais de construção, e patrocinadores, ou seja, empresas que oferecem embalagens, gás, alimentos e descontos. A participação da comunidade, no entanto, é que tem viabilizado a continuidade. Assim, a equipe divulga que recebe doações, bem como quantias. Interessados em colaborar com ajuda financeira, podem depositar na conta 4292824-9, agência 0001, Banco: 336 – Banco C6 S.A. Chave Pix: 53984046066.

GARAGEM – No início do projeto, diz Kassy, ela usava a cozinha da residência. Semanalmente havia a entrega de marmitas no PS, e para pessoas em situação de rua. Ela recorda que o espaço não era adequado, tampouco os utensílios estavam apropriados ao volume de marmitas preparadas. Aos poucos, o grupo foi conseguindo bacias e panelas grandes. Após um ano, a garagem da casa foi adaptada como cozinha. E grupo passou a dispor de freezer e fogão industrial. Atualmente, o atendimento para entrega de rancho, mediante agendamento, é de segunda a sexta a partir das 15h. Informações: 9 8404.6066.

BARRIGUINHA MÓVEL é o Ford Escort, adornado de corações – símbolo do projeto -, que percorre a cidade para entregar as refeições. O veículo foi adquirido mediante a realização de rifa. O grupo conseguiu camisetas do Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil. As camisetas autografadas foram doadas pelos clubes de futebol profissional, e a renda viabilizou a aquisição do carro.

MARMITA – No início, o grupo entregava semanalmente cem marmitas. Atualmente, mantém-se semanal, porém, devido ao aumento do número de necessitados ou falta de alimentos, em alguns períodos tem sido quinzenal. A segunda-feira é o dia preferencial para a entrega. Quando ocorre alteração, resulta de definição coletiva no grupo. Na marmita, o cardápio pode ser com arroz, salada e estrogonofe, ou arroz com guisado, feijão, batata e salada, “à la minuta”, e ainda arroz, feijão, quibebe e salada. Com o aumento da pobreza na população, o atendimento do “Barriguinha Cheia” foi sendo ampliado para medicamentos, roupas, cobertores e móveis. Além disso, equipamentos para que desempregados, comecem atividade geradora de renda. Com a pandemia, rigor nos cuidados sanitários, bem como distribuição da produção de sabonete líquido e máscaras protetivas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções