Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : Religiosidade afro arrecada brinquedos e alimentos

07 dezembro
08:56 2021

Quarta das 9h às 16h, Barco Solidário de Oxum

Por Carlos Cogoy

A campanha junto à comunidade, visa arrecadar mil brinquedos, e trezentos pacotes de balas. A ação solidária de Natal, será na quarta das 9h às 16h, no pátio Griô Sirley Amaro do Mercado Público. A comunidade está sendo convidada a colaborar com os organizadores: Ilê Axé Reino de Oxum Epandá, e Xapanã Jubetei/Projeto Orumalé Sagrado Pelotas. Conforme o babalorixá Juliano de Oxum, basta ir até o interior do Mercado, e entregar a doação.

Babalorixá Juliano de Oxum tem realizado ações solidárias

A iniciativa conta com apoio do poder público municipal, Comitê Inter-religioso de Pelotas, Comitê Gestor Municipal da Caminhada de 1 milhão de Negras e Negros a Brasília, Colegiado Pastoral, Reinaldo Tillmann (CIMI-SUL), Flora Coral, Flora Mãe Oxum, Ewê Omyo Artigos Religiosos, Flora Pai Joaquim Artigos Religiosos, Loja Cigana, Babalorixa Jaime D’Xapana Beluja, programa Fala Povo de Terreiro, programa Outras Vozes e DIÁRIO DA MANHÃ, bem como mais uma dezena de grupos e iniciativas.

PROGRAMAÇÃO – Abertura será às 9h. A seguir, entre 10h e meio-dia, cerimônia bate-folha. Às 13h30min no Largo do Mercado, apresentação de dança “Águas Sagradas” com o grupo Afropel CAOJU. Às 14h, descerramento de placa e QR Code, alusivos à reverência ao orixá Bará e religiões de matriz africana, potencializando a Lei 10.639/03. Às 14h10min, mística do Comitê Inter-religioso. A seguir, às 14h30min, pronunciamento de autoridades. Às 15h, homenagens a lideranças religiosas, políticas e civis. Às 15h20min no largo do Mercado, apresentação de capoeira com o grupo Povo que Ginga, sob a coordenação do mestre Jarrão. Às 16h, apresentação do Anjos e Querubins. Às 17h, carreata até o Passo dos Negros, dedicada ao orixá Oxum.

BENEFICIÁRIOS – Em fevereiro, lembra Juliano de Oxum, também no Mercado, foi realizado o Barco Solidário de Iemanjá. O objetivo era arrecadar quinhentos litros de leite. Ao fim do dia, foi verificado que houve a doação de 728 litros. É com essa expectativa, que os organizadores aguardam pelo dia 8. Entre as instituições beneficiárias com as doações de Natal, estão a comunidade indígena Kaigang, Quilombo Vó Elvira, Casa Lar. Informações via WhatsApp: (53) 9 8462.0612.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções