SONORA BRASIL SESC : Grupo mineiro “Ilumiara” faz apresentação na Bibliotheca
Pelotas receberá, hoje, a apresentação do terceiro circuito do Sonora Brasil Sesc 2016. O grupo mineiro “Ilumiara” apresenta interpretações de vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão mais atual.
A atração está programada para as 20h, na Bibliotheca Pública Pelotense (Rua Praça Coronel Osório, 103), com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas no Sesc local Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914), telefone (53) 3225.6093 e na página www.facebook.com/sescpelotas.
O Ilumiara é formado por cinco músicos, Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli, da cidade de Belo Horizonte que também atuam como pesquisadores, sendo o único dos quatro grupos do projeto que não está relacionado a uma prática da tradição. Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil. A apresentação levará ao público um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente em suas fontes, ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado.
SOBRE O SONORA BRASIL – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.