Diário da Manhã

quinta, 16 de maio de 2024

Notícias

SSP e prefeitura de Pelotas firmam parceria para acesso ao Sistema de Consultas Integradas

SSP e prefeitura de Pelotas firmam parceria para acesso ao Sistema de Consultas Integradas
11 junho
09:39 2018

Pelotas terá acesso ao banco de dados do Sistema Consultas Integradas do Governo do Estado

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) firmou parceria com a prefeitura de Pelotas para o acesso do município ao banco de dados do Sistema Consultas Integradas. O termo de cooperação que viabiliza a iniciativa foi assinado na sexta-feira (8) pelo secretário Cezar Schirmer e pela prefeita Paula Mascarenhas. A ação foi possível graças a adesão da prefeitura ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM).

Para o secretário Cezar Schirmer, a medida é fundamental para qualificar o trabalho das prefeituras no combate à criminalidade. “São dados extremamente importantes para que as forças policiais, de forma integrada, possam trabalhar de forma mais efetiva, garantindo a segurança da população de suas cidades”, disse.

O convênio tem duração de 60 meses, com possibilidade de renovação. A prefeitura terá acesso aos dados via internet, mediante login e senha disponível pela SSP para servidores previamente designados.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que o Estado e os municípios enfrentam os mesmos desafios, sendo imprescindível a união de esforços entre todas as instituições. “Não podemos mais usar o velho discurso de que segurança pública é dever somente do Estado. Os municípios têm suas responsabilidades e o secretário está fazendo um chamamento para que, juntos, possamos agir com mais eficácia contra o crime”, afirmou.

Em contrapartida, a prefeitura abre o acesso da SSP ao Sistema de Dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Cadastro de Alvarás, além de outras informações de interesse da secretaria.

Como funciona o sistema

– Criado em 2004 para fins de investigação, o programa permite que policiais e autoridades, mediante senha, consultem bancos de dados de diversos órgãos, como Detran, Departamento de Identificação e Justiça.

– O que pode ser consultado: endereços, nomes dos pais, fotos, se a pessoa se envolveu em ocorrência criminal, inquéritos policiais e processos judiciais, se já esteve presa, se é foragida, se tem carro ou arma, entre outras coisas.

 

Foto: Gustavo Vara

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções