Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Subindo degrau por degrau

25 fevereiro
08:45 2014
Barbieri vê missão no Pelotas como a suba de uma escada de seis degraus

Barbieri vê missão no Pelotas como a suba de uma escada de seis degraus

O técnico Luiz Carlos Barbieri define sua missão no Pelotas como uma “escada de seis degraus”. O primeiro foi superado no sábado, com a vitória dramática de 2 a 1 diante do São Paulo, na Boca do Lobo. O segundo ocorre nesta quinta-feira, quando o Lobão joga novamente em casa contra o Cruzeiro. A vitória segue sendo indispensável. A projeção para escapar do rebaixamento é de 14 a 15 pontos. Com duas vitórias e um empate, o fantasma da segunda divisão pode ser mandado para longe.

O jogo com o Cruzeiro foi antecipado de sábado para quinta-feira, às 20h30. Isso porque a Brigada Militar não teria como fazer policiamento no dia de abertura do Carnaval. O tempo vai continuar sendo curto para Barbieri trabalhar a equipe. Mas agora ele terá pelos menos a condição de orientar alguns treinos, o que foi impossível para o jogo de sábado passado. Ele chegou à cidade no final da manhã e passou a tarde assistindo à partidas do time e também observando atuações do adversário.

O Pelotas passou pelo São Paulo, mas Roger Kath teve que fazer boas defesas no começo do jogo Foto: Alisson Assumpção/DM

O Pelotas passou pelo São Paulo, mas Roger Kath teve que fazer boas defesas no começo do jogo
Foto: Alisson Assumpção/DM

Para a próxima partida, o treinador do Pelotas terá a volta de Bruno Salvador, Igor e César Santiago, que cumpriram suspensão diante do São Paulo. Já Tiago Gaúcho está fora do jogo de sábado por conta do terceiro cartão amarelo. Jefferson Luís sentiu lesão e surge como dúvida para o confronto com o Cruzeiro.

Os cinco “degraus” restantes que o Pelotas necessita subir para evitar o rebaixamento: Cruzeiro, São Luiz e Caxias na Boca do Lobo; Novo Hamburgo e Grêmio como visitante.

Turuçu na hora certa e no lugar certo

Eram 48 minutos do segundo tempo, quando ocorreu uma falta em favor do Pelotas. Patrick Borges, o Turuçu, 21 anos, se mandou para área adversária. Mas a cobrança foi feita rapidamente. Ele não parou e seguiu em frente com a disposição de ajudar os atacantes. Na sequência, Gilmar ganhou a bola do marcador e deixou para Wagner Libano, que cruzou para trás. Exatamente para onde chegava Turuçu, que cabeceou consciente para marcar o gol da vitória de 2 a 1 diante do São Paulo.

Este gol pode ser lembrado no futuro como um dos mais importantes da campanha do time na temporada, caso o clube fuja do rebaixamento. “Estava no lugar certo na hora certa. Fui iluminado em marcar o gol, porque a equipe estava precisando”, disse nesta segunda-feira o zagueiro, que foi revelado nas categorias de base do clube. Depois de andar por Grêmio e CSA, de Alagoas, o jogador retornou à Boca do Lobo.

Turucu: primeira chance

Turucu: primeira chance

Antes de alcançar esse momento de glória, Turuçu confessou ter enfrentado momentos difíceis na Boca do Lobo. “Teve alguns momentos em que cheguei a desanimar, porque não vinha sendo aproveitado. Tive uma situação interna com meu empresário (Rogério Braun) de pedir para sair do clube, porque estou numa fase em que preciso jogar, aparecer, porque estou saindo da categoria base para a profissional”, contou. “Mas tive o apoio do grupo e da minha família para continuar trabalhando, esperando minha chance”.

E foi justamente da família que ele lembrou na hora de comemorar o gol. Com os dedos indicadores abaixo do nariz, ele sinalizou o bigode do pai Devornir Borges. A madrugada de domingo foi alegria, mas em família na cidade natal, a qual ele leva no nome: Turuçu.

Bate Pronto – por Caldenei Gomes

Rodada

A rodada foi boa para o Pelotas, mas o gol do Aimoré diante do Brasil tirou a perfeição. O melhor de tudo foi a vitória no confronto direto contra o São Paulo. O time de Rio Grande ficou para trás e se encaminha para o rebaixamento. Outro resultado favorável foi a derrota do São Luiz em casa para o Caxias. O time de Ijuí voltou para a lanterna e, apesar de ter potencial de crescimento, não consegue sair da zona de degola.

Com o avanço para a antepenúltima colocação, o Pelotas pode escapar da zona de rebaixamento antes mesmo do jogo com o Cruzeiro. Será o beneficiado do momento em caso de punição do Passo Fundo, que pode perder oito pontos no julgamento desta quarta-feira no TJD pela escalação supostamente irregular de Paulo Josué em dois jogos do Gauchão.

A 10ª rodada do Gauchão trouxe esperança para o lado azul e amarelo e frustração para o vermelho e preto. O gol do Pelotas – marcado no fim do jogo e através de um jogador que não tinha sido aproveitado antes na competição (Turuçu) – pode indicar o começo de um novo momento. Uma fase de recuperação, com a chegada de Luiz Carlos Barbieri , com seu jeito simples e direto.

O Pelotas saiu da última para a antepenúltima posição. Segue na zona de rebaixamento. Mas a diferença para o 13º colocado caiu de três para um ponto. Isso representa esperança. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções