Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

SUCESSÃO MUNICIPAL : Coligação “A mudança não pode parar” aposta na eleição de Paula e Idemar

31 agosto
09:43 2016

A criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, está entre as propostas da campanha “A cidade se renova”

Por Carlos Cogoy

 Construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), à avenida Ferreira Viana no Areal. Em dezembro, perspectiva de inauguração da UPA à avenida Bento Gonçalves, proximidade da Castilho. Na educação, 2,4 mil novas vagas para a educação infantil. Destaque à regularização fundiária, com onze loteamentos legalizados e a meta de chegar a trinta áreas até dezembro. A licitação do transporte coletivo, viabilizando tarifa integrada e 110 novos ônibus. Obras de infraestrutura como a duplicação de avenidas, pavimentação de ruas em diferentes bairros e a construção da Estação de Tratamento (ETA São Gonçalo). Trunfos da atual administração municipal, conforme a vice-prefeita Paula Mascarenhas, que está na disputa à Prefeitura. Na campanha “A cidade se renova”, ela conta com o vereador Idemar Barz para o cargo de vice-prefeito. Concorrendo com o número 45, Paula e Idemar estão à frente da coligação “A mudança não pode parar”, que reúne os partidos: PSDB; PMDB; PTB; PSD; PPS; PSB; Solidariedade (SDD); PSC; PV; PRB e PR.

CCs – A candidata Paula Mascarenhas menciona em relação aos Cargos de Confiança (CCs): “Quanto à contratação de cargos em comissão, a nossa gestão seguirá priorizando a qualificação técnica dos quadros para garantir a execução dos programas estabelecidos e o perfeito funcionamento da máquina pública. É importante lembrar que a Constituição prevê a possibilidade do uso de cargos em comissão em áreas de direção, chefia e assessoramento”.

Candidata Paula Mascarenhas à frente de coligação com onze partidos

Candidata Paula Mascarenhas à frente de coligação com onze partidos

SEGURANÇA – No plano de governo “Pelotas mais humana e mais segura”, criação de secretaria estratégica. Paula explica: “A segurança é um dos pontos principais do nosso projeto. Mesmo que seja de responsabilidade do Estado, nós estamos assumindo o compromisso de criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, para focar em ações de âmbito municipal, além de aumentar o efetivo da Guarda Municipal e ampliar os núcleos de Policiamento Comunitário, numa parceria com a Brigada Militar. Os pelotenses merecem uma Pelotas mais humana e mais segura”.

PLANO DE CARREIRA aos servidores será um dos desafios. A candidata observa: “Sobre o plano de carreira, já foi iniciada a construção coletiva de um novo texto com professores e especialistas da área, no qual trabalhamos há quase dois anos. Porém, devido às eleições, não foi possível encaminhar os ajustes à Câmara dos Vereadores para votação dentro dos prazos legais”.

PARCERIA – Paula avalia a experiência como vice de Eduardo Leite, e a parceria com Idemar Barz: “O prefeito Eduardo Leite é um político seguro e generoso, que me permitiu estar ao seu lado em todos os momentos importantes do seu governo. Nós dois temos uma visão muito parecida do que queremos para o desenvolvimento da cidade. Entre nós há um elo fundamental que é o nosso projeto de governo, que criamos juntos e do qual não nos desviamos. Evidentemente, eu sempre entendi que a última palavra cabia a ele. Tenho a certeza de que com o Idemar Barz, meu vice, terei uma parceria também muito profícua”.

Educadora e líder

 O então 1º Grau foi no Instituto de Educação Assis Brasil. Já o 2º Grau, Paula  Schild Mascarenhas concluiu no Colégio Gonzaga. “A paixão pela língua portuguesa influenciou na minha decisão e, aos quinze anos, decidi que seria professora. Assim me formei, aos vinte anos, no curso de Letras da UFPel onde descobri outra paixão: a literatura francesa. Em 1996 saí para Mestrado na UFRGS. Fiz minha dissertação sobre o teatro político de Sartre, estudando a peça ‘O Diabo e o Bom Deus’. Em 1998, comecei a trabalhar na Prefeitura como assessora no Departamento de Cultura. Pouco tempo depois, fui aprovada em dois concursos públicos para ser professora: na antiga Escola Técnica Federal de Pelotas, atual IFSul, e na UFPel, de onde atualmente estou licenciada”, diz.

CANDIDATA Paula Mascarenhas (PSDB) e o vice Idemar Barz (PTB)

CANDIDATA Paula Mascarenhas (PSDB) e o vice Idemar Barz (PTB)

PERFIL – A candidata Paula acrescenta: “Tenho uma vida comum como qualquer outra mulher da minha idade. Acordo cedo, faço ginástica, trabalho, namoro, levo a minha cachorra para passear diariamente na praça Coronel Pedro Osório, costumo almoçar com a minha mãe e gosto de ler, pedalar, viajar e de sair com as minhas amigas para bater papo. Acredito na política feita por afeto. Costumo dizer que um bom gestor público deve aliar a eficiência, que é um dos grandes princípios da administração pública, à compaixão, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir suas dores”.

LÍDER – Em relação à liderança: “Na vida política, encontro motivação justamente na aproximação com a comunidade. É gratificante ouvir relatos de senhoras que conseguiram vencer a depressão e o sedentarismo com o projeto ‘Vida Ativa’, por exemplo, ou de mães que antes não podiam trabalhar porque não tinham com quem deixar seus filhos e que agora conseguiram vaga nas Emeis. Também pessoas que, a partir da licitação do transporte coletivo, ganharam igualdade de condições na disputa por uma vaga de emprego, já que agora pagam apenas uma tarifa para se deslocar. Se eleita, continuarei o contato com os eleitores através dos projetos de participação popular como o ‘Bairro da Gente’ e o ‘Prefeita Recebe’”.

Obras em bairros

Candidata Paula menciona obras em várias regiões da cidade: “Houve recuperação de todas as escolas de educação infantil, como a Albina Peres no Areal, a Jacema Prestes no Arco Íris, a Cassiano Ricardo no Fragata, a Lobo da Costa no Getúlio Vargas, a Mario Quintana na Guabiroba, entre outras. A maioria dessas escolas se concentra em bairros como Navegantes, Santa Teresinha, Lindoia, Pestano, Balneário dos Prazeres, Sanga Funda, Sítio Floresta e Vila Princesa”.

RUAS do Navegantes, Dunas, Bom Jesus e Fragata, conforme Paula, contempladas com a nova etapa do “Tapete Preto TSDi”.

PAVIMENTAÇÃO – Qualificação, orçada em R$20 milhões, de ruas e avenidas como a Salgado Filho, João Jacob Bainy, 25 de Julho, Zeferino Costa, Juscelino K. de Oliveira e Assis Brasil.

Melhorias nas unidades de saúde

O Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, conforme a candidata Paula, tornou-se uma das grandes conquistas da gestão. “Alçamos um nível tão alto de excelência em atendimento, de relação humana com os pacientes, que vimos famílias de outras cidades se mudarem para Pelotas por causa desse serviço”, frisa.

MÉDICOS – Em relação ao “Mais Médicos”, a candidata salienta: “Aderimos ao programa desde sua implantação em 2013, atingindo ampliação de cobertura à saúde familiar onde é priorizada a prevenção. No Estado, fora a capital, o município é a localidade que recebe maior volume de recursos, porque ampliou as estratégias”.

UBS – As 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto urbanas quanto rurais, estão informatizadas. Paula destaca que muitas foram qualificadas e, no Simões Lopes e Bom Jesus, reforma completa para o funcionamento conforme o padrão da “Rede Bem Cuidar” – premiação nacional pelo InovaSUS. A próxima UBS que será reformada será a da Guabiroba.

"Costumo dizer que um bom gestor público deve aliar a eficiência, que é um dos grandes princípios da administração pública, à compaixão, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir suas dores”.  avalia Paula

“Costumo dizer que um bom gestor público deve aliar a eficiência, que é um dos grandes princípios da administração pública, à compaixão, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir suas dores”. avalia Paula

DIVERSIDADE – Mais de cinquenta quilômetros em ciclovias, superando Porto Alegre. Paula avalia: “Pelotas respira diversidade. A cara da cidade mudou, com a vinda de muitos estudantes e também de pessoas que acreditam em Pelotas. Acompanhamos também essa mudança na cena cultural e na ocupação do espaço público. As pessoas estão se apropriando da praça Coronel Pedro Osório, da Praia do Laranjal, do Parque da Baronesa, do Mercado Central, lugares que são delas por direito”.

Ações na educação

Neste ano a gestão municipal distribuiu 25 mil kits com uniformes a estudantes da rede pública. Informação da candidata Paula, que também ressalta a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Denzer na Colônia Aliança (4º Distrito). A escola receberá trezentos alunos.

CAPACITAR – Outro destaque foi a implantação do programa “Capacitar”, destinado a jovens a partir dos dezesseis anos, oferecendo diferentes cursos profissionalizantes para público sob o risco de vulnerabilidade social.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções