SUCESSÃO NA UFPEL : Propostas da Chapa 1 “UFPel Diversa”
As quatro chapas concorrentes à reitoria da UFPel, foram questionadas pelo DM. A seguir, as respostas da Chapa 1
Por Carlos Cogoy
DM – Qual a nominata da chapa, e o motivo pela escolha da designação do grupo, uma síntese que evoca quais princípios e metas?
CHAPA 1 – Nominata: Paulo Roberto Ferreira Jr, candidato a reitor; Ursula Rosa da Silva, candidata a vice-reitora; Isabela Andrade e Eraldo Pinheiro compõem a lista tríplice.
O nome UFPEL Diversa está relacionado à concepção de que a universidade se faz por ser diversa em ideias, em pessoas, que respeita e acolhe as pluralidades, as diversas áreas de conhecimento, que integra e pretende colocar em diálogo as diversas vozes, num movimento de ouvir para constituir propostas democráticas, inclusivas, inovadoras e de qualidade. Uma UFPEL Diversa que pensa a formação pessoal e profissional, a partir de um mundo sustentável e de relações sustentáveis, que aproximem as pessoas da dimensão de uma maior humanidade, de valores éticos e de responsabilidade social.
O programa da UFPel Diversa, elaborado por estudantes, docentes, técnico-administrativos, com as concepções orientadoras de defesa da democracia e da autonomia universitária, propõe maior integração e diálogo, que defende a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a qualidade, a humanização e equidade, uma maior inserção social, valorização das ciências e de culturas. Estas concepções deram origem às ações que estão organizadas em três dimensões: UFPel Integrada; UFPel Acolhedora e UFPel Contemporânea. O link do programa: https://linktr.ee/ufpeldiversa
DM – Como a chapa avalia a atual gestão na reitoria da UFPel?
CHAPA 1 – A atual gestão da reitoria da UFPel tem sido exemplo no enfrentamento à pandemia. A atitude com responsabilidade social e todas as ações durante esta gestão, convergiram para que a UFPEL obtivesse um reconhecimento nacional e internacional. A atual gestão qualificou muito a nossa universidade, tanto no que tange às políticas de assistências estudantis e ao acolhimento às diversidades, quanto no que concerne aos âmbitos de gestão democrática, de qualificação acadêmica, de infraestrutura, de gestão de recursos e de incremento à visibilidade institucional. O que agora nos move é ampliar estas ações e pensar no futuro da educação, da pesquisa, da ciência, da cultura neste País.
DM – Quais os principais eixos temáticos e propostas para o corpo discente?
CHAPA 1 -O programa articula as ações com as concepções orientadoras e pensa a formação profissional, valorizando a formação pessoal, queremos uma maior integração entre as áreas de saber. Algumas das ações são: criar o programa de captação e formação de jovens cientistas, junto a escolas; aperfeiçoar os canais de comunicação com os públicos externos, implementando estratégias de divulgação e comunicação de todas as ações desenvolvidas e propostas pela UFPel; promover e disseminar as intervenções de esporte, cultura e lazer pelos locais frequentados por estudantes.
DM – Principais eixos, propostas e temas para os servidores técnico-administrativos?
CHAPA 1 – Pensamos que as ações de convivência precisam ser estimuladas, assim, além de qualificar espaço de convivência, o programa propõe a política de dimensionamento visando a adequada distribuição de servidores no âmbito da UFPel, o estímulo à capacitação; em pós-graduações, em temas inclusivos, em idiomas, etc. Criar o Programa Institucional de Educação Ambiental, estimulando o senso de pertencimento e a integração da comunidade de servidores, estudantes e colaboradores terceirizados aos programas de sustentabilidade.
DM – E para o corpo docente, as principais propostas?
CHAPA 1 – De um modo que dialoga e integra, iremos proporcionar ações tanto no sentido dos espaços de convivência, para o constante aperfeiçoamento dos docentes, ainda capacitações tanto em questões pedagógicas, quanto sobre outros temas, tais como o uso de tecnologias de informação e comunicação para as modalidades de ensino e trabalho remotos, bem como valorizar a produção em extensão, voltada para a creditação, no relatório anual de atividades docentes.
DM – A postura da chapa em relação ao processo eleitoral democrático na UFPel, bem como nas relações que permeiam a comunidade universitária. Compromete-se com a democracia na UFPel? Pretende mudanças, quais? Ampliar a participação nas decisões?
CHAPA 1 – Acreditamos na democracia e na participação de todos, ouvir todas as vozes, e as diversidades da universidade é importante para a tomada de decisões. Pretendemos ampliar os conselhos consultivos e as metodologias de consulta à comunidade, bem como as representações junto às diversas instâncias deliberativas.
DM – Em setembro, mês do pleito – dias 23 e 24 -, quais ações marcarão a mobilização da campanha, para difundir as ideias junto à comunidade universitária? Redes sociais serão determinantes?
CHAPA 1 – Sim, com a pandemia as redes neste momento são o meio de acesso às pessoas. Estamos realizando encontros com diferentes grupos de toda a comunidade acadêmica da UFPel, a respeito do nosso programa. Nesse sentido, as redes sociais passam a ser determinantes na ampliação do alcance das boas práticas desenvolvidas pela atual gestão, e de como pretendemos dar continuidade ao trabalho dos últimos quatro anos. Porém, é necessário ter cuidado com as “Fake News” e invasões nas lives. Estamos atentos, e com uma linda programação de divulgação e aproximação com a comunidade da UFPel.
DM – A relação com a comunidade através das atividades de extensão será fortalecida, alterada? O que o grupo planeja?
CHAPA 1 – Pretendemos ampliar a nossa inserção social, divulgando de melhores modos as nossas ações de ensino, pesquisa, extensão. A inserção social é importante para que todos os cursos tenham sua propagação ampliada em âmbito social. Assim como a comunidade se veja dentro da universidade com estas ações que aproximem. Ainda fomentar a arte e a cultura como proposição de ações interinstitucionais e organizações comunitárias, de bairros e territórios rurais, com parceiras para realização de ações na cidade e região.
DM – Em menos de dois anos, o Brasil está no terceiro (ou quarto, considerando-se o sr. Decotelli), ministro da Educação, e o ensino público tem sido sistematicamente depreciado e ameaçado. Como a gestão na reitoria se relacionará com essa questão? Mais projeção das atividades da UFPel junto à comunidade, mais presença e articulações em Brasília? O que a chapa reflete sobre essa tensão?
CHAPA 1 – Nosso lema é a defesa da autonomia da Universidade pública, gratuita, de qualidade, democrática, e assim a defenderemos em todas as instâncias, buscando a melhor relação com nosso governo federal, dialogando em busca de recursos e enfrentando as políticas e as reformas que se anunciam.
DM – Como, à frente da reitoria, a gestão lidará com a redução de orçamento?
CHAPA 1 – Temos enfrentado uma redução que vem desde 2016 e realizamos diversas melhorias na UFPel, com o uso atento e qualificado do recurso recebido. Assim como o COPLAN, que foi criado em 2019 como conselho consultivo de planejamento para definição da aplicação de recursos, pretendemos criar conselhos que possam ajudar nesta pauta de melhor uso da verba pública.