“SUMIÇO DE PACIENTES” : Santa Casa é responsabilizada pela prefeitura
Em relação a notícia publicada na edição desta quinta-feira no jornal Diário da Manhã, na página três, com título “Sumiço de pacientes de cirurgias oncológicas intriga dirigentes”, a Prefeitura informa que no mês de maio foram oferecidas à Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 34 consultas com cirurgiões oncológicos pelo Serviço de Oncologia e Quimioterapia (Ceron) da Santa Casa de Pelotas.
O secretário interino da SMS, Leandro Thurow, confirma que 100% das vagas foram ocupadas no período. “O Ceron encaminha com antecedência a agenda mensal, com a definição dos profissionais e datas. A quantidade é determinada pela Santa Casa. Todos os pacientes da onco cirúrgica foram para consulta. Me surpreende essa posição da direção, já que se há vagas sobrando, gostaríamos de poder usá-las”, aponta.
Em maio, a Santa Casa previa o atendimento de 27 pessoas para consultas com oncologistas clínicos. Entretanto, no dia 3 de maio, o Ceron comunicou por e-mail de que esse serviço, por motivos administrativos, estava suspenso temporariamente. A Central de Regulação requisitou reiteradas vezes que o agendamento fosse liberado, já que a demanda represada evolui a cada dia.
Em contato por WhatsApp, a direção da instituição de saúde solicitou ao titular da SMS o repasse antecipado de recursos a fim de reabrir o serviço. O pagamento foi autorizado no mesmo dia, 14 de maio, e os recursos depositados no dia 17.
Mesmo com o adiantamento específico para o setor, de parte da verba mensal que a Prefeitura destina aos serviços de Média Complexidade – além do pagamento habitual, em dia -, o atendimento a todos os 27 pacientes em oncologia clínica não ocorreu.
Atualmente, a lista de espera para a oncologia cirúrgica conta com nove pacientes. Até o momento, a Santa Casa de Pelotas não abriu agendamentos para o mês de junho em ambas as modalidades.