Superação faz diferença : Aleixo aponta o que pode pender em favor do Pelotas no quadrangular
Quatro equipes e uma única vaga na primeira divisão. Seis rodadas decisivas para apontar quem será o 12º participante do Gauchão em 2017. Pelotas, Caxias, Brasil de Farroupilha e União Frederiquense têm o mesmo objetivo. Mas apenas um será vitorioso. O presidente Luiz Antônio Aleixo acredita que a diferença em favor do Lobão será feita na superação da equipe dentro de campo e no apoio da torcida nas arquibancadas da Boca do Lobo.
“As quatro equipes são muito parelhas. Não vejo nenhuma delas superior ao Pelotas. O que pode fazer a diferença é a superação da equipe, aquela quiser mais a classificação, e também o apoio de nossa torcida nessa hora tão importante. Mas é um campeonato muito difícil, um campeonato suicida”, comenta o dirigente, que já colocou o Pelotas por duas vezes na primeira divisão: 1983 e 2009.
Nessas duas oportunidades, o acesso era de duas equipes. O Pelotas subiu junto com o Santa Cruz e com o Porto Alegre, respectivamente. Agora é apenas uma vaga. Só o campeão chega à primeira divisão. A primeira partida do Lobão no quadrangular final ocorre domingo, diante do União, em Frederico Westphalen.
O técnico Luís Carlos Winck viajou nesta quarta-feira para assistir ao jogo dos outros dois concorrentes no quadrangular final. Acompanhado de seu auxiliar Zé Carlos, o treinador do Pelotas viu o empate do Brasil com o Caxias por 1 a 1, nas Castanheiras, em Farroupilha.
Em princípio, o Pelotas terá a formação considerada titular na partida de domingo: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Nunes, Jô, Darlem, Tinga e Vinicius Martins; Marques.