Superintendente do IPHAN visita Prefeitura e UFPel para discutir aplicação de verbas
UFPel
O reitor Mauro Del Pino e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Luiz Osório Rocha dos Santos, receberam na tarde desta terça-feira (22) o novo superintendente do IPHAN ( Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no RS, Eduardo Hahn, e Ana Meira, que deixou o cargo. Presentes no encontro, que ocorreu no Gabinete da Reitoria, as professoras Urânia Sperling, do curso de Turismo, e Francisca Michelon, do Centro de Artes.
Durante o encontro, eles trataram sobre o projeto executivo do Museu do Doce, que será instalado no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, e sobre a aplicação dos recursos do PAC Cidades para o Grande Hotel.
O Museu do Doce tem uma verba prevista de cerca de R$ 500 mil para sua instalação e agora entrará na fase de elaboração do projeto executivo. O Casarão 8 teve sua restauração patrocinada pelo IPHAN, que considerou o trabalho como um dos mais importantes realizados na sua área.
Reitoria e Superintendência do IPHAN conversaram também sobre a aplicação dos recursos, na ordem de R$ 8 milhões e 360 mil, do programa PAC Cidades Históricas do Governo Federal, destinados ao Grande Hotel, onde será instalado o Hotel-Escola da UFPel. A verba deve ser usada até 2015 e a primeira parte dos recursos será aplicada no projeto executivo do Hotel, que será concebido a partir do Plano de Necessidades a ser pensado no curso de Hotelaria, unidade responsável pelo futuro Hotel-Escola. O projeto executivo deve estar pronto até o começo de 2014.
Encontro com Eduardo
O prefeito Eduardo Leite e a secretária de Cultura, Beatriz Araújo também receberam, no Paço Municipal, o superintendente regional do Iphan, para discutir assuntos referentes a esse Plano, que estão sendo executados nos prédios históricos do Município.