Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Susepe capacitou agentes penitenciários em escoltas

21 setembro
09:19 2015

A Escola do Serviço Penitenciário e Núcleo de Segurança e Disciplina formaram 27 agentes penitenciários no Curso de Capacitação em Escolta- 2ª Edição.

O objetivo é promover a qualificação e capacitar servidores em operações que requerem rapidez, eficiência e treinamento tático operacional. Baseado nesta premissa, os servidores receberam aulas de Procedimento Disciplinares e Sindicância, Inteligência Penitenciária, Saúdo do Trabalhador, Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Telecomunicações, Tiro Tático, Lei de Execução Penal, Defesa Pessoal, Técnicas de Revista, Algemação, Condução e Noção Básicas de Escolta, Inteligência Penitenciária, Armamento Não letal e Decisão de Tiro.

FORAM treinados 27 servidores

FORAM treinados 27 servidores

Em sua fala, o diretor de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública (DET/SSP), o tenente-coronel, Andre Nickele Cordova, disse que a educação e a capacitação são cernes do desenvolvimento das instituições e sociedade. “Nós dependemos disso para vislumbrar uma melhora para todos nós”. Deixar vocês mais capacitados hoje, é investir na nossa segurança futura, na de vocês e de seus filhos.

Por sua vez, o diretor substituto da DSE, Luiz Antonio Gil, disse que o curso de Escolta formaliza práticas que já são aplicadas pelos servidores. “Mas que devem ser sempre aprimoradas e exercitadas. Gil falou ainda da importância de confeccionar um Manual da Escolta Prisional. “O aprendizado teórico com a prática são instrumentos legais que vão nos preservar no exercício da profissão”, lembrou.

Já o coordernador do Curso de Escolta Prisional, Janderson Carvalho da Costa, falou da superação de algumas dificuldades estruturais da função do agente penitenciário. Ele lembrou que é por meio da dedicação que se superam os desafios. “Tínhamos equipamentos reduzidos, atualmente, possuímos armamento de ponta. Contávamos apenas com nossa experiência, alguns colegas perderam a vida durante cumprimento da função para que pudéssemos crescer, aprender com os erros e evoluir cada vez mais nos treinamentos operacionais, táticos e teóricos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções