Tabela a favor do Lobo
Se tem algo em favor do Pelotas nesta reta final da fase classificatória da Divisão de Acesso é a tabela de jogos. Serão quatro partidas na Boca do Lobo e apenas duas fora de casa. É a oportunidade de o time avançar na tabela, garantir classificação e ainda assegurar uma das duas primeiras posições da Chave A. Já nas duas próximas rodadas irá enfrentar as equipes teoricamente mais fracas do grupo: São Gabriel e Santa Cruz.
O Pelotas chega à nona rodada fora da zona de classificação, mas irá decidir seu futuro na Boca do Lobo. O time de Marcelo Mabília joga em casa com São Gabriel, Santa Cruz, Aimoré e Guarani/VA. Sai para enfrentar Guarany, em Bagé; e Avenida, em Santa Cruz do Sul. O objetivo inicial é se classificar, mas o ideal é ficar em primeiro ou segundo lugar para ter a condição de jogar em casa o segundo jogo das quartas de final.
Os resultados da última rodada valorizaram a partida de domingo, que já tem suas próprias atrações – a principal delas é a estreia de Daniel Carvalho. A propósito, o técnico Marcelo Mabília espera pela publicação dos nomes desses últimos contratados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para definir quem joga diante do São Gabriel. O feriadão da Páscoa antecipa para quinta-feira o prazo para que a condição de jogo seja assegurada.
Além de Daniel Carvalho, o Pelotas deverá ter a estreia de Canhoto e Vinícius Silva. Artur do Carmo pode também jogar, porque Ceará está suspenso pela expulsão em Santa Maria.