TARDE DA PAZ : A arte da dança como prevenção à violência
Sábado das 14h às 17h30min, dança e brincadeiras na zona norte
Por Carlos Cogoy
Numa iniciativa do grupo de dança Renovação, em atividade há dezesseis anos no Pestano, sábado acontecerá a promoção “Tarde da Paz”. Conforme Marta Neves, que idealizou o “Renovação”, e está coordenando a iniciativa, o objetivo é proporcionar a arte da dança, bem como brincadeiras, para as crianças e jovens da zona norte. A programação acontecerá das 14h às 17h30min, e o local será o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Irene – rua 3 n º do Núcleo Residencial Cohab Pestano.
ATRAÇÕES – A dança como prevenção à violência, diz Marta, é a proposta da primeira edição do projeto. Entre as atrações que estarão se apresentando, bem como interagindo com o público, o grupo de dança Renovação, que atualmente atende trinta crianças, e o projeto gospel “Dança Pestano”. Também estará presente o “Vida Ativa” da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), proporcionando diversão com os brinquedos infláveis.
RENOVAÇÃO é trabalho voluntário que, na trajetória, já proporcionou a arte da dança para mais de 250 crianças. Atualmente, diz Marta Neves, uma segunda geração já está participando. Assim, entre as crianças que participam, alguns são filhos de pais que integraram o Renovação. E Marta acrescenta que os integrantes são bailarinos, e devem ser tratados com respeito. Ela exemplifica com alguns dos participantes, que tiveram aulas com Diclea Ferreira de Souza, referência do ballet em Pelotas.
OFICINAS – Há dois anos, menciona Marta, numa indicação de Ben Hur Flores do Anjos e Querubins, o Renovação passou a contar com oficinas do SANEP. Assim, semanalmente são oferecidas oficinas artísticas e educativas, com a presença de assistente social, bem como é oferecido lanche às crianças. Entre as atividades, conforme Marta, oficina de grafite e estampa em camisetas. As oficinas acontecem nas quartas-feiras das 17h30min às 19h, e são abertas para crianças e adolescentes, e os encontros favorecem aprendizados que contribuem para novas perspectivas.
EXEMPLO – Ela é servente na Escola Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza no Pestano. Além da vida profissional, também tem a dedicação à família. Os afazeres, no entanto, não impedem o gesto solidário, que abraça a juventude do Pestano e Bairro Getúlio Vargas. Marta entende que a dança é um estilo de vida e, numa realidade que necessita de alternativas cidadãs e de inclusão, pode ser um caminho para transformar vidas. Assim, há mais de quinze anos, dedica as tardes de sábado para os ensaios, com crianças e jovens entre quatro e dezoito anos, que acontecem na sua casa. Em 2014, Marta ingressou na formação em dança na UFPel. Porém, como o curso é à tarde, teve de interromper. Mas ela reflete: “Amo a dança como prevenção, e sonhamos e realizamos a arte como filosofia”.