Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

TAXISTAS : Ação preventiva faz alerta sobre cuidados e direitos na saúde

TAXISTAS : Ação preventiva faz alerta sobre cuidados e direitos na saúde
25 agosto
10:11 2016

Sest/Senat e Prefeitura estão instalados nas proximidades da rótula do Big para atender aproximadamente 700 taxistas.

Iniciou ontem e prossegue hoje, durante todo o dia, nas proximidades da rótula do Big, atendimento preventivo de saúde dos aproximadamente 700 condutores de táxi que atuam nos 330 carros da frota de Pelotas. O projeto é nacional e o Município é um dos nove, no País inteiro, a desenvolver esta atividade, em parceria com o SEST/SENAT.

O presidente do Sest Senat de Pelotas, Roger Lange, informa que a iniciativa serve para a instituição apresentar aos taxistas os serviços de saúde disponíveis, de acesso gratuito para esta categoria: tratamentos odontológicos, psicológicos, fisioterapêuticos e de nutrição. ”Há situações recorrentes, como o peso excessivo, por exemplo. Cerca de 75% dos taxistas pesam mais do que o ideal e menos de 50% procuram orientação preventiva”, afirma.

No local, estão sendo realizadas aferição de pressão e medição de glicose. A Secretaria de Saúde (SMS) disponibiliza um kit com preservativos masculino e feminino, material informativo sobre tabagismo, prevenção e tratamentos diversos, e orienta sobre serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

SEST/SENAT e prefeitura estão instalados nas proximidades da rótula do Big para atender a categoria

SEST/SENAT e prefeitura estão instalados nas proximidades da rótula do Big para atender a categoria

Após passar pelos exames disponibilizados no local, taxistas recebem um lanche (sanduíche, suco e fruta) e um kit composto por sacola, camiseta, squeeze (garrafa plástica para água) e porta-marmita.

TAXISTAS APROVAM

O taxista Clairton Alves Martins lembra que as pessoas, principalmente os homens, deixam para procurar um médico só em último caso e acredita que essa programação alerta para a necessidade de conferir como a saúde anda. “Estou saindo daqui já encaminhado para tratamento odontológico e vou seguir a orientação”, afirmou.

Embora Luís Carlos Paladino, taxista há 35 anos, admita que também deixa para procurar por atendimento médico só em casos extremos, ele opina que esse projeto é bom para que se saiba se é preciso fazer algum exame ou consulta. “O tratamento antecipado de muitas doenças pode evitar maiores problemas. Estou satisfeito com a oportunidade.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções