TEATRO CASSIANO : Paixão pelas artes cênicas supera a falta de local
Em nova fase o grupo Teatro Cassiano não dispõe de sede, mas conta com apoiadores e exibirá “A Paixão de Cristo”
Por Carlos Cogoy
Neste mês e também em março, integrantes do grupo pelotense Teatro Cassiano – direção a cargo de Chico Meirelles – estarão em Canguçu para a seleção de figurantes. Conforme Chico, além do elenco, a tradicional montagem “A Paixão de Cristo” contará com dezenas de figurantes. Neste ano, com apoio da Prefeitura de Canguçu, o espetáculo será exibido no município vizinho. A apresentação acontecerá dia 14 de abril às 15h no ginásio municipal. De acordo com Meirelles, a parceria foi definida com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, através do secretário Paulo Fernando da Cunha Peres. Na produção do espetáculo, Michel Reiznault, coordenador de indústria, comércio e turismo. Informações sobre a seleção: (53) 3252.2754.
SEM SEDE – Em Pelotas não acontecerá apresentação do espetáculo. Meirelles observa que, ao contrário de anos anteriores, não foi renovada a parceria com a Escola Estadual Cassiano do Nascimento. Ele explica: “O Teatro Cassiano, grupo teatral formado por mais de cem integrantes, inicia o ano sem sede própria, mas em contrapartida com um projeto de ação e gestão para 2017. Trata-se de iniciativa que supera as dificuldades e mantém o grupo unido e atuante, incluindo um intenso trabalho durante o período de férias. A falta do espaço como sede do projeto, ocorreu pela determinação da direção do Colégio Cassiano do Nascimento, que encerrou as atividades culturais voltadas à comunidade. Como o grupo é formado por pessoas de toda a cidade e municípios vizinhos, tornou-se inviável a manutenção do grupo no Colégio. Entretanto, o grupo possui uma corrente de 37 instituições parceiras e 250 colaboradores, pessoas físicas, o que permite atravessar as dificuldades e cumprir as agendas”.
Ensaios acontecem na Escola Dom Joaquim Ferreira de Mello
Como alternativa para ensaios, o Teatro Cassiano tem contado com apoio do programa Escola Aberta da Escola Estadual Dom Joaquim Ferreira de Mello. A parceria foi viabilizada pela professora Sandra Regina Ávila, que coordena o programa na 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e a monitora Marcia Taborda.
ELENCO do espetáculo teatral campal “A Paixão de Cristo”: Teci Jr Pereira (Jesus); Carlos Machado (Pilatos); Stefanie Moorish Dias (Claudia Procola); Jôh Pias (Madalena); Rochele Telles (Verônica); Noemia Mariano (Maria); Alex Braga (Herodes); Yandra López (Marta); Regis Riveiro (Caifás); Julia Willrick da Silva (Assia); Thauane Garcia (Baal); Kaká Santos (Abnádia); Jéssica Pires (Clélia); Mariana Mesquita (Astaroteh); Everton Cardoso (Barrabás); Carlos Eduardo Moscarelli (Pedro); Renan Rael Moreira (Mateus); Camila Moro (Aluba); Bruna Moro (Nabal); Henrick Hertel (Judas); Layza dos Anjos (Lívia).
FIGURINOS – O diretor acrescenta que a preparação dos figurinos será na Oficina de Vestuário. A programação acontecerá no Centro Comunitário Bom Pastor, através do programa Vida Plena, e a coordenação será de Thiago de Mattos. Em novembro acontecerá a quinta edição do Festival Teatro Cassiano. Por enquanto, ainda sem local definido.