Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

TEATRO E DANÇA : Mostra da arte de matriz africana

13 maio
09:37 2021

Sexta, sábado e domingo, 9ª Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana

Por Carlos Cogoy

A Cia. de Dança Afro está divulgando a programação da 9ª Mostra de Dança e Teatro de Matriz Africana. Neste ano, o evento com roda de conversa, palestra, oficinas, filme e apresentações artísticas, será realizado de sexta a domingo. O projeto está sendo viabilizado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, e realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, numa parceria da SedacRS e Fundação Marcopolo. Para assistir, acesse o canal CIA DE DANÇA AFRO Daniel Amaro no Youtube, ou a Fanpage Cia de Dança Daniel Amaro. No Instagram: @ciadanielamaro

Coletivo de Dança de Pelotas apresenta “Urbanos”

SEXTA às 10h, abertura oficial com roda de conversa. Com a mediação do coreógrafo pelotense Daniel Amaro, o encontro contará com Naiane Ribeiro, Manoel Luthiery e Juliana Coelho. Às 11h, oficina com a professora Karol Mendes. Às 14h, oficina “Dança Corpo Afro-brasileiro em Movimento”, com a professora Mariana Gouvêa. Às 18h, espetáculo de abertura “Dança dos Orixás”, com a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro.

Mostra Artística às 19h de sexta com: “Tudo isso ao mesmo tempo… ou uma coisa de cada vez”, com o grupo pelotense Amigos da Capoeira Angola; “Raízes” com a Cia. Bageense de Arte e Dança (Bagé); “Urbanos” com o Coletivo de Dança de Pelotas; “Memórias de um Quilombo” com a – Cia. Teatral V.I.D.A (Pelotas); “Outono” com Berta Campos e Duda Cunha (Porto Alegre); “Fartura” do Grupo Pretagô (Porto Alegre); “Reminiscência Memórias do nosso Carnaval”, com o Grupo Afrosul/Odomode (Porto Alegre); “Mensageira de lá” com Atemporanea (Porto Alegre); “Homens- Destinos” com Rui Moreira Cia. de Dança (Porto Alegre); “Sortilégio mistério negro”, com Ladaia (UFPel) e Oficina de Teatro (UNILAB); “O Renascimento do eu” do Coletivo Afro Ser (Caxias do Sul).

SÁBADO às 14h, oficina Dança House com o Josh Antonio. Às 16h, mesa de conversa “Os fazeres da Dança e Teatro Negro no Brasil”. Mediação de Manoel Luthiery-Timbaí, e participação de Lau Santos e Edileuza Santos. Às 18h, palestra “Movement (R) Evolution Africana: 4 Atos entre Identidade e Contemporaneidade”, com Juliana Azoubel. Às 18h, exibição do filme “Movement (R)Evolution Africa : a history of an Art form in four acts” (2007), e direção de Joan Frosch e Allan Kovgan.

Grupo porto-alegrense Pretagô participa com a coreografia “Fartura”

SEGUNDO dia de mostra, no sábado às 19h, com os grupos: “Ponta da água e capoeira e axé”,  Organização Ponto Capoeira (Pelotas); “Estado” com o Grupo Sutil de Dança e Performance (Canoas); “Jeito de ser Odara” com Odara – Centro de Ação Social Cultural e educacional (Pelotas); “Isolamento/pele/tela sem/periférico” com Eduardo Severino Cia. de Dança (Porto Alegre); “Sarau do Sopapo” do Projeto Kizomba (Pelotas); Vídeo Corpo Casa Coletivo Negressencia (Porto Alegre); “História para ninar meninas negras” com a Companhia Filhas de Teresa (RG); “PelePRETA: eu-território” com Naiane (Pelotas); “Preto Rei” com Black Diamonds (Pelotas); “Criação Yoruba” com o Grupo Cultural Anjos da Noite (RG); trecho do espetáculo “Relógio de Areia” da Rua em Cena Companhia de Dança (Pelotas).

DOMINGO às 19h, transmissão da peça teatral “Ìyálewá”, da Eró Criação e Produção.  Às 20h,  videodança “Mulheres de Àse – Performance Ritual”, com direção e Concepção Edileuza Santos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções