Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

TEATRO : Minicurso gratuito apresenta “A ingênua Magia do Clown”

09 dezembro
10:02 2020

Nesta quarta inicia o minicurso de introdução ao processo da Palhaçaria

Por Carlos Cogoy

Ator e diretor Cid Branco está completando 41 anos de teatro

A Cia. Teatral V.I.D.A. está oferecendo mais um curso online. Conforme o experiente ator e diretor Cid Branco, o minicurso “A ingênua magia do Clown”, é gratuito – viabilizado através do Prêmio Movimento da Secretaria Municipal de Cultura, com verba da Lei Aldir Blanc -, e terá início nesta quarta. Serão quatro aulas, totalizando oito horas. O material será divulgado em vídeos, que poderão ser acessados no canal V.I.D.A Cia. Teatral do Youtube. De acordo com a atriz Larissa Rosado, que tem dezesseis anos de teatro e há dois integra a Cia., o minicurso é recomendado para público acima dos dezesseis anos de idade. O interessado pode fazer inscrição via email: [email protected]. Para receber o certificado, terá de enviar, também via email, os exercícios propostos nas aulas. Dúvidas, informações e contatos, na Fanpage da Cia, ou no Instagram: @larissarosado.cia_vida; @cidbranco.cia_vida. WhatsApp: (53) 9 9133.6422.

CONTEÚDO – Cid acrescenta que o aluno compreenderá o que é ser palhaço. E o conteúdo oferecerá técnicas e orientações sobre a construção do “clown”. Ele explica: “As aulas serão teóricas, basicamente, falando mais sobre a história dos diferentes tipos de palhaços. Também ressaltamos a inocência da criança como o principio da construção do clown. Além disso, ofereceremos, como exemplos, alguns exercícios práticos”. Na produção, Larissa Rosado. Já a produção de vídeos está a cargo de Albert Souza, que também participa como aluno da oficina.

PALHAÇO – À frente da Cia. Teatral V. I. D. A., que tem trajetória de 26 anos, Cid menciona sobre a Palhaçaria: “O Bufão é de origem veneziana, onde a plebe debochava da aristocracia. Há estudos que dizem que, hoje, são feitos só por mulheres, então bufonas. A maquiagem é exótica, agressiva, e normalmente brincam com a ‘gordura’, usando até enchimentos para ficar maior . Alguns acreditam que não seja um palhaço. Já o clown é o palhaço do teatro, e quebra a necessidade da máscara, do nariz, da roupa extravagante. Por exemplo, o clown chapliniano. Mas, de forma parecida com o bufão, também debocha do ridículo da sociedade”.

PANDEMIA – O meio artístico foi um dos mais atingidos pela pandemia. Com a interrupção de atividades, como cursos e montagens. A Cia. V.I.D.A. teve de adaptar-se às restrições. “Fizemos algumas coisas em vídeos, como a criação dos vídeos-clown, que é um trabalho de clown específico para vídeo, usando alguns efeitos audiovisuais criados pelo Albert Souza. Fizemos também a Oficina de Introdução à Oratória, que está disponível no nosso canal do Youtube. Agora estamos criando o minicurso ‘A Ingênua Magia do Clown’, contemplado com o Prêmio Movimento da Secretaria de Cultura de Pelotas, e verba da Lei Aldir Blanc”, diz o ator.

DIA DA MULHER em 2021 será o tema de novo espetáculo da trupe. Para organizar a montagem, o grupo está comercializando discos e camisetas. Nas plataformas digitais, também haverá cursos de oratória e teatro na sala de aula.

Comentários ()

Seções