Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Tem início a colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Tem início a colheita de arroz no Rio Grande do Sul
30 janeiro
16:09 2014

ArrozProdutores da Fronteira Oeste já começaram a colher o arroz da safra 2013/14. Cerca de dez orizicultores iniciaram a colheita, a maioria na cidade de Itaqui. As colheitas começaram no dia 22 de janeiro, e, de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pela Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Gustavo Hernandes, nos próximos dias mais produtores devem começar a colher.

Segundo dados do 19º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga, cerca de 350 hectares foram colhidos até o momento em Itaqui. Para Hernandes, a produtividade é muito boa, com, aproximadamente, 9.200 kg de arroz colhidos por hectare.

Os produtores que já começaram a colher são aqueles que iniciaram a semeadura no início de setembro. De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, há uma boa expectativa para o início da colheita. “As primeiras lavouras devem ser muito boas, pois foram plantadas em uma época adequada, conforme as recomendações do Irga.” Pereira explica que as condições climáticas foram favoráveis para os que começaram cedo a semeadura, com luminosidade e temperatura apropriadas.

Na cidade de Taquari, na Planície Costeira Interna, alguns produtores também iniciaram a colheita nesta semana. A maior parte dos orizicultores do estado, no entanto, começa a colher entre o final de fevereiro e início de março.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções