Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Tem início acolhimento no Colégio Pelotense

Tem início acolhimento no Colégio Pelotense
28 julho
13:42 2021

A frente fria chegou a Pelotas nesta terça-feira (27) e, com ela, foram abertas as portas do Colégio Municipal Pelotense para a realização do serviço organizado pela Prefeitura de acolhimento de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, e seus animais de estimação. A prefeita Paula Mascarenhas esteve no local, verificando o andamento do trabalho e acompanhando a chegada dos primeiros usuários. Eles e seus pets estavam sendo esperados com colchões, cobertores quentes, roupas e alimentos – com marmitas enviadas pelo Restaurante Popular -, além de muito cuidado e carinho por parte dos profissionais.

Paula destacou a responsabilidade que a Prefeitura tem para com os cidadãos que precisam de abrigo. A gestora municipal agradeceu, ainda, às contribuições da população. Foram doados 489 cobertores (entre novos e usados), 13 colchões, uma tonelada de arroz, 36 toucas e luvas, 250 pares de meias, dois travesseiros e diversas peças de roupas, além de ração para os animais. Com essa união entre Poder Público municipal e a comunidade, as noites das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade será melhor.

“A Prefeitura está mobilizada e conta com o apoio de todos. Para que as pessoas que mais precisam se sintam bem e acolhidas, as equipes estarão aqui para recebê-los, e, dessa forma, a gente vai enfrentar esse tempo difícil de inverno com mais calor humano e solidariedade, que, com certeza, não falta aqui em Pelotas”, assegurou a chefe do Executivo Municipal.

Nesse primeiro dia de funcionamento do serviço no Colégio Pelotense, foram 20 usuários e um cão abrigados. Já na Casa de Passagem, 43 pessoas passaram a noite. A princípio, a estrutura montada na instituição de ensino ficará disponível até domingo (1), das 19h às 7h, com 30 lugares. Junto às mais de 80 vagas concentradas na Casa de Passagem, o Município soma mais de 110 lugares destinados ao abrigo desse público. Caso necessário, a ampliação chegará a 180. E, se houver ainda mais demanda, a Prefeitura tem capacidade para aumentar o espaço oferecido.

Como foi o primeiro dia de acolhimento

As primeiras pessoas que se deslocaram ao Colégio Pelotense, quando o acolhimento teve início, às 19h, foram levadas até a Casa de Passagem, por um ônibus da Secretaria de Assistência Social, para tomar banho e se esquentar. Além disso, as equipes de Abordagem Social reforçaram o atendimento nas vias públicas, a fim de convencer as pessoas em situação de rua a irem até o local. Todos que chegavam tinham sua temperatura aferida, como medida de combate ao coronavírus e de evitar o contágio da doença.

O Márcio Adriano, de 50 anos, foi uma das pessoas que se dirigiu até o local. Ele contou que soube do serviço através do rádio e televisão, e, também, ouviu anúncios feitos pela prefeita Paula. Márcio esteve no Centro Pop, outro serviço do Município, durante o dia. A importância de ter um local central, como o Colégio Municipal Pelotense, para abrigar a população de rua e vulnerabilidade no período da noite, foi ressaltada por ele.

“Eu utilizo muito a Casa de Passagem também e gosto muito de lá. Vai bastante gente pra lá. É muito bom ver que tem outras pessoas que também se preocupam com a gente”, afirmou Márcio, em relação aos serviços.

No Pelotense, as equipes do Município, incluindo os profissionais da Redução de Danos,  também estavam lidando com questões técnicas no local, como levantamento de dados dos usuários e encaminhamentos para atendimentos em outros serviços.

A partir das 17h, a estrutura da escola estará aberta para receber doações, para que, às 19h, os usuários possam utilizá-las. Na noite dessa terça-feira, Marina Fonseca e Yago Costa estiveram no local com suas contribuições. O casal, que participa de um grupo de ajuda aos indivíduos em situação de rua, explicou que, recentemente, realizou uma grande campanha de arrecadação. Os itens que sobraram foram levados ao Colégio Pelotense, para ajudar ainda mais pessoas que precisam. “Ficamos sabendo da ação da Prefeitura pela internet e achamos muito interessante. Foi na hora certa, bem no frio intenso”, detalhou Marina.

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a chegada dos primeiros usuários nesta terça-feira (27). Serviço destinado ao abrigo de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, e seus pets, ficará aberto até domingo (1º/8),  enquanto ocorrer a frente fria

Como serão os próximos dias

A Casa de Passagem segue atendendo a comunidade na rua Dona Darcy Vargas, 212, região do Navegantes/Porto, de domingo a domingo, das 19h às 7h. Ao todo, são 82 vagas para pernoite, com direito a banho, material de higiene e roupas limpas. Os abrigados também recebem jantar e podem guardar seus pertences no espaço apropriado.

Até domingo, período em que está prevista a permanência da massa de ar polar no estado, a Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes ampliará o horário até a meia-noite. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um veículo extra para atendimento, que pode ser solicitado pelo telefone 192. Caso algum cidadão identifique pessoas em dificuldade, em decorrência do frio, poderá acionar o socorro por esse número.

O serviço do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará de prontidão. Durante essa semana, a equipe, além de percorrer as vias públicas da cidade, também estará atendendo pelo telefone (53) 98436-3127. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil está mobilizada, acompanhando, junto aos órgãos oficiais de meteorologia, as previsões do tempo.

Vale ressaltar que o Centro Pop também está de portas abertas, na rua Gonçalves Chaves, 813. Lá, é feito a emissão de documentos, atendimento psicológico e cadastros e encaminhamentos para outros serviços, além de ajudar os usuários a pensar em projetos para suas vidas e caminhos a serem seguidos.

Contribua com uma doação

A rede de proteção social do Município solicita doações de cobertores e roupas quentes, especialmente masculinas e infantis. As peças devem ser lavadas, embaladas em sacos plásticos limpos e bem fechados, e podem ser entregues na Secretaria, na rua Marechal Deodoro, 404, das 8 às 17h30min. Além disso, também são aceitos alimentos e itens para a Campanha do Agasalho deste ano.

Quem, por algum motivo, não conseguir se deslocar até o endereço pode entrar em contato pelos telefones (53) 3309-3600 ou (53) 3309-3640, para que as equipes busquem as doações, quando for possível, dentro da escala de saídas.

Existem, ainda, os pontos fixos de doação da Campanha do Agasalho. Confira:

Cras Areal – (53) 3274-1030, avenida Domingos de Almeida, 813

Cras Centro – (53) 3228-9115, rua Benjamin Constant, 1.580

Cras Fragata – (53) 3227-6551, avenida Duque de Caxias, 734

Cras São Gonçalo – (53) 3279-3154, rua Dona Darci Vargas, 212

Cras Três Vendas – (53) 3281.1292, rua 15, 81, Pestano

Cras Z3 – (53) 3227-0465, rua Rafael Brusque, 113

Fórum Pelotas – avenida Ferreira Viana, 1.134, Areal

Macro Atacado Treichel – avenida Fernando Osório, 4.842, Três Vendas

Shopping Pelotas – avenida Ferreira Viana, 1.526

Ótica Diniz – rua Marechal Deodoro, 702A

Rodoviária – avenida Presidente João Goulart, 4.605, Fragata

Gildo Oliveira – rua General Osório, 1.067

Cartão de Todos – avenida Bento Gonçalves, 3.721

Abastecedora JK – avenida Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, 3.724

Escola Santa Mônica – Unidade Corujinha – rua Marechal Deodoro, 618

Escola Santa Mônica – Unidade Altos do Laranjal – avenida Adolfo Fetter, 3.751

Escola Santa Mônica – Unidade Centro – rua Marechal Deodoro, 673

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções