TEMPORADA DE 2017 : Retorno com grupo modificado
Brasil apresenta hoje o grupo (ainda em formação) para 2017, com pelos menos sete “caras novas”
Com um grupo bastante modificado em relação ao encerramento das atividades de 2016, o Brasil começa nesta terça-feira a temporada visando os compromissos do próximo ano. Seis ou sete novos contratados deverão estar no Bento Freitas na apresentação do grupo. É ainda um número pequeno, considerando a necessidade de reposição de jogadores, porque metade do elenco não irá permanecer no clube.
Mesmo depois de 30 dias de trabalho nos bastidores, tentando formar o elenco de jogadores, a diretoria do Brasil não fez nenhum anúncio oficial. Algumas contratações parecem certas: Eder Sciola (lateral-direito), Lenílson (meio-campista) e Aloísio (meia). O vice-presidente de futebol, Cláudio Montanelli, avalia como positivo o resultado desse trabalho de remontagem do grupo.
“Pela dificuldade do momento acredito que foi bem, mas não temos ainda todas as contratações necessárias. Estamos tentando fazer o grupo mais definitivo possível, projetando as três competições que vamos ter no ano: Campeonato Gaúcho, Primeira Liga e Série B”, disse o dirigente. Quinze jogadores saíram do Brasil nesta virada de ano e pode ser 16 – caso não se confirme a renovação de contrato de Nem.
O ato de apresentação dos jogadores será às 18h e, logo após, haverá treino aberto para a assistências de sócios e imprensa. O Brasil terá 33 dias de preparação para a primeira partida oficial do ano, que está marcada para o dia 29 de janeiro, diante do Juventude, em Caxias do Sul, na rodada de abertura do Gauchão. Três dias depois, o Xavante estreia na Primeira Liga, diante do Inter, no Beira-Rio.
Quarteto
No grupo, que se apresenta hoje no Bento Freitas, três jogadores são remanescentes do início do projeto de ascensão do Brasil na temporada de 2012: Wender, Leandro Leite e Gustavo Papa. O zagueiro Cirilo chegou logo depois para o segundo semestre daquela temporada, retornando ao clube onde havia começado há carreira há 12 anos.
Esse quarteto simboliza o período de transformação do Rubro-Negro nos últimos cinco anos. Eles estiveram presentes em todos os acessos – desde a segunda divisão gaúcha até chegar à Série B nacional. Eduardo Martini, Leandro Camilo e Teco chegaram mais tarde para participarem dos acessos nacionais. Já Marlon foi contratado para a segunda divisão nacional, aprovou e vai continuar em 2017.