TEMPORADA DE VERÃO : Secretarias atuam na infraestrutura do Laranjal
Trabalho realizado durante todo o ano ganha novo ritmo com a chegada do verão
Preparar o Laranjal para o verão envolve a integração do trabalho de diversas secretarias da Prefeitura. Durante todo o ano, o planejamento de ações foi executado gradativamente.
Agora, é chegado o momento das finalizações. Equipes do Sanep e secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Transporte e Trânsito (STT), Obras e Pavimentação (Smop), Serviços urbanos e Infraestrutura (Ssui), e Qualidade Ambiental (SQA) já executaram ou estão concluindo tarefas para garantir aos moradores e visitantes qualidade da temporada nos balneários.Água, esgoto, pavimentação, drenagem, sinalização, limpeza e manutenção das áreas de frequência coletiva foram serviços priorizados e, mesmo não fazendo parte da infraestrutura, a segurança não ficou de fora. A STT já instalou seu posto avançado nas proximidades da rótula do Recanto de Portugal, em uma tenda que terá a presença permanente de viatura e agentes.
A STT segue na revitalização da sinalização, com revisão geral de placas (vertical) e reforço e inovações na pintura (horizontal), como a nova faixa de pedestres nas imediações da rotatória das avenidas Adolfo Fetter e Rio Grande do Sul. As placas de trânsito recebem limpeza, substituição das danificadas e reposição das que não estão mais nos locais determinados e a pintura avança na pavimentação das vias. A ciclofaixa da avenida Antônio Augusto Assumpção foi demarcada junto ao canteiro central.
A Smop dá sequência à reforma do trapiche do Valverde, com recuperação da estrutura. Na praça do shopping Mar de Dentro, a secretaria construiu 300 metros de passeios internos com calçamento e revitalizou canteiros. Na avenida Rio Grande do Sul, a equipe requalificou trechos da pavimentação, e no calçadão, junto à orla, realizou reparos e pintura dos bancos, deixando marcados, para iniciar na próxima semana, conserto em pontos do meio-fio, do estacionamento oblíquo e dos blocos intertravados.
A SSUI espalhou e compactou 2.500 m³ de saibro para vias do Laranjal, priorizando as de maior movimento e as que necessitavam reposição de material no leito. Segue trabalhando, com equipes de mão de obra prisional, na limpeza e desobstrução das redes de drenagem e abertura de novas caixas para acesso ao sistema. No entroncamento da rua São José do Norte e avenida Espírito Santo, em parceria com o Sanep, executou drenagem. Na praça do shopping, a Secretaria foi a responsável pela recuperação dos brinquedos. A Secretaria de Qualidade Ambiental encarregou-se do plantio de árvores e da jardinagem.
Serviços Urbanos e Infraestrutura prossegue com as atividades de rotina, como recolhimento de entulhos, varrição, roçado e limpeza da beira da praia. A recuperação da iluminação pública continua no cronograma e em execução em toda a área correspondente ao Laranjal – da ponte do arroio Pelotas em diante.
O Sanep, ao longo do ano, deu atenção especial para o Laranjal. Como resultado, está concluída a limpeza de todo o sistema de drenagem da beira da praia – serviço realizado com auxílio de hidrojato – e a nova linha, com tubulação, do entroncamento da avenida Antônio Augusto Assumpção com rua Santo Ângelo até o canal da Nova Prata. A bomba da cada de bombas da rua Vinte e Nove foi substituída por nova, com maior capacidade. Os seixos dos três filtros localizados na areia da orla do Valverde e Santo Antônio e dos dois do Balneário dos Prazeres também foram substituídos, tornando mais eficiente a limpeza da água que vai para a lagoa.Readequação e substituição de redes de água nos três balneários também está em execução. O objetivo é melhorar o abastecimento. Uma das novidades nesta temporada é a mudança dos banheiros. Antes, todos eram com sistema químico. Agora, são convencionais, ligados às redes de água e esgoto. Há cinco módulos no Valverde e Santo Antônio, cada um com três sanitários femininos e um fraldário, três masculinos e um mictório. A manutenção da limpeza é permanente. No Balneário dos Prazeres, por não haver rede de esgoto, os banheiros químicos foram mantidos, mas com as melhorias de localização em baixo de pergolado, para evitar calor, e com manutenção da limpeza.
A Secretaria de Planejamento e Gestão segue com a obra de transformação da avenida Espírito Santo, com drenagem, meios-fios, substituição da tubulação das travessias e pavimentação das duas pistas entre as avenidas Senador Joaquim Augusto de Assumpção e Rio Grande do Sul. Na rua Vinte e Nove, a Seplag executa nova drenagem.