TEMPORAL : Ventania causa estragos em diversas áreas da cidade
Casas destelhadas, árvores caídas e falta de energia estão entre os resultados da ventania
Vários setores da Prefeitura, bombeiros e Defesa Civil trabalham neste momento para tentar normalizar os estragos causados pelos fortes ventos, acompanhados de chuva, durante a madrugada e a manhã deste domingo (23).
Uma casa foi parcialmente destruída na rua João Jacob Bainy, atingida pela queda de uma árvore. E outras quatro foram destelhadas na avenida Bahia, na Vila Francesa, Balsa e Marcílio Dias. As famílias foram atendidas com lonas emprestadas pela Defesa Civil do Estado, já que a Comissão Municipal não tinha estoque do material.
Pelotas registrou 35 milímetros de chuva, considerada fraca. Mas, devido às fortes rajadas de vento que provocaram a queda da energia elétrica, o Sanep enfrentou problemas no abastecimento e, durante uma hora, a casa de bombas do Laranjal ficou parada. No momento todas as bombas funcionam normalmente. Não há registro de alagamento em nenhum ponto da cidade.
Trânsito
O trânsito também foi prejudicado pela queda de árvores. Na rua Gomes Carneiro, próximo ao Campus da UFPel, o trânsito está totalmente interrompido. Na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo da rua General Neto, o trânsito está parcialmente interrompido. Na avenida Domingos de Almeida, a árvore poderá ser deslocada para o canteiro central.
O telhado da casa destelhada na rua Marcílio Dias, próximo à AçoMaq, também está na via, o que deixou o trânsito em meia pista. Cavaletes foram colocados nos locais para chamar a atenção dos motoristas e evitar acidentes. Além disso, por causa da falta de energia, três semáforos estão fora de operação. A equipe da Secretaria de Trânsito está no local para restauração dos equipamentos.
Sanep
O fornecimento de energia elétrica para a região da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, que abastece o Fragata, foi interrompido. Por isso, a anormalidade no abastecimento. No Recanto de Portugal, Balneário do Prazeres e Colônia Z3 não há energia elétrica nos reservatórios, o que causou a interrupção do abastecimento de água.
“Por conta da topografia da cidade, que é muito plana, só conseguimos abastecer a população bombeando a água. Assim, a falta de energia elétrica afeta o abastecimento”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
Zona rural
Há informações de casas destelhadas na Colônia Santa Isabel, Cerrito Alegre (foto). Os danos na zona rural serão apurados e divulgados ao longo da semana.